Campanha Salarial dos metalúrgicos de Caxias (RS) tem negociação na segunda

Nesta segunda-feira (16) acontece a segunda rodada de negociações da Campanha Salarial 2014 entre o Sindicato dos Metalúrgicos e sindicato patronal (SIMECS). A reunião será realizada a partir das 15 horas na FTEC, próximo ao Iguatemi Caxias.

Na primeira reunião, realizada no dia 9, não houve avanços e foi classificada como frustrante pelos trabalhadores. O motivo: a postura dos patrões que insistem em uma estratégia de arrocho salarial, baseada num discurso de crise que não condiz com os resultados que as empresas locais têm obtido nos últimos anos. O Sindicato dos Metalúrgicos manifestou a disposição para a construção de um acordo, porém, esbarrou na postura dos patrões que insistem em artificializar uma situação de crise, que não bate nem com a realidade atual e nem com as previsões do setor.

Reivindicações

Neste ano, os metalúrgicos estão reivindicando 13,5% de reajuste salarial e mais de 70 cláusulas sociais. O dissídio da categoria é sempre calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de junho de um ano ao outro, mais o crescimento das empresas no mesmo período. Entre as cláusulas sociais reivindicadas a redução da jornada de trabalho, transporte e alimentação subsidiados, auxílio-creche para crianças de até 5 anos, equiparação salarial entre homens e mulheres e também nos casos de trabalhadores com a mesma função, auxílio-lanche para estudantes e uma atenção especial na situação dos mensalistas que trabalham 5 dias por ano de graça para os patrões.Além disso, neste ano, uma das cláusulas será a instituição de intervalos de 10 minutos a cada 2 horas trabalhadas conforme a Norma Regulamentadora 15, além da aplicação da NR 12 que trata de segurança no trabalho. Uma das bandeiras a ser defendida nesta campanha salarial é a elevação do piso da categoria para R$ 1.500.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região