Caminhada das 30 horas demarca pressão da enfermagem no Ceará

Cerca de três mil profissionais da enfermagem e estudantes tomaram a Avenida Beira Mar para exigir uma jornada de 30 horas semanais. A atividade foi promovida pelo Fórum Cearense 30 Horas Já! e reivindicou a aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada dos trabalhadores da enfermagem.

A concentração teve início às 8h30 e o movimento percorreu toda a Avenida Beira Mar, um dos principais pontos turísticos da cidade, ao som da cantora baiana Rafaella Manville.

Expectativa para aprovação do PL é grande

O PL 2295/00 tramita há 14 anos no Congresso e neste ano a categoria da enfermagem experimentou uma onda mais intensa de mobilizações pela aprovação do projeto. No último dia 28 de maio, todos os líderes partidários na Câmara, com exceção do PMDB, assinaram requerimento apoiando a votação do PL.

Para o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, que participou da Caminhada das 30 Horas, a vitória está bem próxima, com possível votação do projeto de lei nesta primeira semana de junho. “Hoje, nós acreditamos! Já temos uma promessa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, de que pautaria o projeto. Por isso estamos tão fervorosos e a caminhada foi tão bonita! Essa semana é possível que o PL seja votado”, afirmou.

Fonte: SindSaúde Ceará