Câmara dos Deputados presta homenagem ao Dia do Comerciário e à Fecosul

A Câmara dos Deputados prestou homenagem aos trabalhadores do comércio brasileiro no dia 30 de outubro, data em que se comemora oficialmente o Dia do Comerciário. Na ocasião o aniversário de 75 anos da Fecosul também foi lembrado.

A sessão solene contou com a presença de mais de 250 pessoas que ouviram os depoimentos dos deputados que apoiam as causas da maior e uma das mais antigas categorias profissionais do país.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, apesar da comemoração das vitórias obtidas em 2013 com a regulamentação da categoria e a criação da Frente Parlamentar as lutas da categoria continuam. “Neste dia 30 de outubro temos motivos reais para comemorar e crer que vale apena continuar lutando e reivindicando por melhores condições de trabalho para a família comerciária. Somos mais de 12 milhões, somos a maior categoria profissional deste país, somos braços fortes que fazem girar a riqueza deste Brasil, e por isso merecemos respeito e queremos que nossa voz seja ouvida e respeitada pelos nossos representantes no poder”, declarou o presidente da CNTC.

Na foto delegação da Fecosul com presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto.Na foto delegação da Fecosul com presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto.

O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, disse que ter o reconhecimento da Câmara de Deputados demonstra que as causas da categoria passaram a ter mais visibilidade. “Esta visibilidade reforça a nossa luta por mais direitos como o fim do banco de horas, descanso aos domingos e feriados, 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias, sejam conquistados”, destacou.

Na ocasião o deputado, Assis Melo (PCdoB/RS), homenageou a Fecosul e saudou a delegação gaúcha que estava presente na sessão solene. “Aproveito a oportunidade desta Sessão Solene, que celebra o histórico de trabalho e luta dos Comerciários de todo o país para prestar a minha homenagem à Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, a Fecosul, que completou 75 anos em 2013”.

Assis lembrou fatos da história da Federação nesses 75 anos. “A Fecosul participou ativamente das lutas políticas sindicais e sociais no estado e no país, além de ter incentivado a criação de vários sindicatos no interior. Essa atuação permitiu que fossem alcançadas as maiores conquistas nos dissídios, tais como o auxílio creche, o quinquênio, o triênio, as leis municipais que garantiam o trabalho no sábado apenas até ao meio-dia e outras garantias, mantidas até hoje”.

O deputado também destacou a resistência da Fecosul. “Na virada do século, a Fecosul afirmou-se cada vez mais como um instrumento de resistência pela manutenção dos direitos conquistados e contra a tentativa de retirada de direitos, como as reformas da previdência, sindical e trabalhista, esta última que visava a extinção da CLT e a instituição da pluralidade sindical, com o consequente enfraquecimento dos sindicatos e da luta dos trabalhadores”, declarou.  E finalizou seu discurso citando a delegação da Fecosul.

“Parabenizo, então, cada comerciário do Brasil, assim como cada membro da Fecosul nas pessoas de Guiomar Vidor, presidente da Fecosul; Rosane Simon, vice presidenta da Fecosul e presidenta do Sindicomerciários de Ijuí; Ivanir Perrone, integrante da direção da Fecosul e secretária geral do Sindicomerciários de Caxias do Sul; e Daniel Alvarenga, também integrante da direção da Fecosul e presidente do Sintecom Rio Grande e o Clarel Gaviraghi, diretor do Sindicato dos Comerciários de Farroupilha, pela trajetória de lutas em favor dos trabalhadores brasileiros, sempre atuando na defesa dos direitos trabalhistas, da democracia, da soberania e do desenvolvimento, sempre pautando suas ações pela perspectiva da construção de uma sociedade justa e igualitária”, declarou o deputado.

Fonte: Fecosul