Bahia recepcionará o Congresso Internacional da Construção

 

Nesta quarta-feira (02) representantes do setor de construção e madeira se reuniram na sede da CTB, em São Paulo, para encaminhar os preparativos para a realização do XV Congresso Internacional dos Trabalhadores em Construção e Madeira, que nesse ano acontece no Brasil, em Salvador.

Durante os dias 06 a 08 de dezembro a Bahia será palco de um dos encontros mais importantes do ramos da construção, com a realização do XV Congresso Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira, da UITBB(União Internacional de Sindicatos da Construção e Madeira).

O evento, que pretende mobilizar delegados e delegadas de 27 países, discutirá os problemas relacionados às questões de saúde e segurança, qualificação profissonal, imigração de mão-de-obra e meio ambiente de trabalho.

A decisão de realização do encontro no Brasil, foi tomada na última reunião da entidade, no Japão, por iniciativa de Antonio Lopes de Carvalho, presidente do Sindicato dos Marceneiros de SP, que também é membro da direção executiva da UITBB.

Para Lopes, o evento será de suma importância por tratar de problemas relativos à realidade de trabalhadores de diversos países. “Discutiremos todos problemas do ramo, inclusive dos imigrantes. No Brasil fazemos pouca utilização estrangeira. O grande problema são os países europeus. Trabalhamos por uma abertura para receber essa mão-de-obra. Existe uma necessidade de imigração, mas eles boicotam. Porque acham que esse trabalhadores estão tomando as vagas de quem é de lá.  Os alemães tentam até assustar os trabalhadores por meio da violência psicológica”, revelou.

Outra tema que merecerá destaque no congresso será a discussão sobre o uso do amianto. “A UITBB é uma das principais entidades que discute o problema do amianto. Temos trabalhado há muito tempo para proibir o seu uso. Inclusive, durante o Fórum Social Mundial 2009, na Tenda da CTB, o ministro Carlos Minc se comprometeu a proibir o uso nas obras realizadas pelo ministério. Um atitude louvável. Existe uma discussão muito grande em torno desse assunto. As empresas forçam os trabalhadores a utilizarem o material, o que não acontece no restante do mundo. A mairoria dos países não aceita nenhum produto que contenha a fibra do amianto”.

 

di_uis_contrucao3

Lopes explica que as consequências advindas com a manipulação do produto, que é cancerígeno, só são verificadas anos depois. “Muitas vezes os trabalhadores só vão perceber esses prejuízos tempos depois, em médias 15 anos”.

Segundo o dirigente, daí a importância dos representantes dos continentes se reunirem para debaterem as realidades existentes em cada país. “O objetivo é conhecermos para combatermos. Encontrarmos medidas prara amenizar ou extinguir os problemas”.

“Queremos fazer desse congresso um sucesso, tendo a CTB como parceira. Queremos que a CTB seja participante integral de todo processo, contribuindo com ideia e organização.  Inclusive, com a promoção de uma encontro latino americano. Atualmente, a CTB é vista internacionalmente como a central mais importante do Brasil, por causa de sua convicções políticas”, finalizou Lopes.

Serviço
XV Congresso Internacional dos Trablhadores da Construção e Madeira –  da UITBB
Dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2010
Local: Hotel Porto Bello Ondina Praia
Av. Ocêanica, 227 – Ondina – Salvador – BA.

Cinthia Ribas – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.