Bloco da CTB Bahia abre agenda de comemorações do mês da mulher

A CTB Bahia deu a largada para celebrar o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – , na segunda-feira (03), com a saída do bloco “Maria vem com as outras pra luta” na Mudança do Garcia, maior espaço de manifestação popular no carnaval de Salvador. “O bloco surgiu do nosso desejo de levar o combate à violência contra a mulher para o carnaval.

Para os dirigentes baianos, este é um momento de continuar a luta que travamos o ano inteiro e também de dizer que as mulheres não devem aceitar atitudes violentas, mesmo que seja em forma de brincadeira no carnaval. O bloco foi um sucesso e reforçou a nossa luta por um mundo de igualdade e sem violência”, explicou Marilene Betros, secretaria da Mulher da CTB Bahia.

A comemoração do Dia da Mulher prossegue durante todo o mês de março com atividades promovidas por diversas entidades. A agenda continua nesta sexta-feira, 7 de março, com a 4ª Feira da Mulher Comerciária, que acontece a partir das 9h, na Praça Newton Rique, no Iguatemi. Este ano, o evento vai reunir representantes de diversos órgãos públicos e privados para debater a qualidade de vida na melhor idade.

No sábado, 8 de março, a UBM – União Brasileira de Mulheres vai fazer um grande protesto no Porto da Barra. A partir das 7h, a entidade vai fincar centenas de cruzes de madeira na areia da praia para simbolizar as mulheres vítimas de violência na Bahia, segundo estado em número de casos de violência doméstica no país. “Queremos chamar a atenção da sociedade para o número de mulheres assassinadas e violentadas em nosso estado. É muito triste saber, que apesar de todos os avanços que conquistamos nos últimos anos, ainda somos as principais vítimas do tráfico humano, da exploração sexual, da violência e da discriminação. Temos que mudar esta situação”, disse Rosa de Souza, coordenadora financeira da UBM e vice-presidente da CTB Bahia.

Na segunda-feira, 10 de março, às 14h, acontece o lançamento do GT Mulheres da Assufba, que será seguido de debate com a participação da deputada federal Alice Portugal e da defensora pública Firmiane Venâncio Carmo Souza. O evento acontece no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no Campus universitário do Canela.

As atividades prosseguem com um café da manhã no dia 13 de março, a partir das 7h, no Sindicato dos Bancários da Bahia, nas Mercês. O Departamento do Gênero promove também uma roda de capoeira e homenageia 8 mulheres de destaque no movimento social e político da Bahia.

Grande caminhada

No dia 17 de março, acontece a grande caminhada das mulheres pelas ruas do Centro de Salvador. A concentração está marcada para às 16h, no Campo Grande, de onde a manifestação deve seguir em direção à Praça Castro Alves. O evento é construído por todo o movimento feminista da Bahia e atrai centenas de pessoas todos os anos.

Fonte: CTB-BA