Bancários do Sergipe participam de audiência com direção do Banese

Uma comitiva do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE) participou na manhã desta quinta-feira (26), de uma audiência com a direção do Banco do Estado de Sergipe (Banese). No encontro, os sindicalistas e gestores trataram de pendências relativas ao Acordo Coletivo de Trabalho Específico do Banese e da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014. “Tratamos de itens do acordo específico com o banco estadual. Dentre os pontos pendentes do Acordo, destacamos a cobrança do Abono Assiduidade, juros menores para todos os empregados da ativa e aposentados, remanejamentos, plano odontológico e redução do percentual de compartilhamento na Caixa de Assistência (Casse) e a implementação do Vale Cultura. Com exceção do Abono Assiduidade, os demais itens estão bem encaminhados”, afirma o presidente do SEEB/SE, José Souza

Além de José Souza, participaram da audiência a secretária de Comunicação do SEEB/SE, Ivânia Pereira, o representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banese, Luis Alves e a diretora da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e de Sergipe(FEEB), Elenilde Navarro. Os sindicalistas foram recebidos pelos diretores de Administração e do Financeiro, respectivamente Avilete Ramalho e Hércules Silva.

O acordo específico dos empregados do Banese para o período 2013/2014 foi assinado no dia 30 de outubro. No Banese a greve durou 21 dias. E depois de rejeitarem por duas vezes consecutivas as propostas oferecidas pelo banco, os baneseanos e baneseanas retornaram vitoriosos ao trabalho no dia 10 de outubro.

No Banese, a categoria conquistou um reajuste de 8,0% (1,82% de aumento real), o mesmo índice fixado no acordo nacional da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban); um abono de R$ 1.100; alteração de 2,7 para 3,1 das moedas e reajuste de 10% na função gratificada destinados aos coordenadores de Caixa, Atendimento e Retaguarda. O sindicato também conseguiu dobrar de cinco para 10 o número de delegados sindicais do Banese.

Veja na íntegra o acordo específico:

01. Compromisso de manutenção das garantias e benefícios já adotados em acordo do ano anterior, relativos à Minuta Específica do Banese;

02. Reajuste de 8,0% (1,82% de aumento real), mesmo índice fixado no acordo nacional da Fenaban/Contraf;

03. Pagamento de abono de R$ 1.000 reais (mil reais) a ser creditado até o dia 30.10.2013 e R$ 100 reais (cem reais) em ticket refeição, a ser creditado até o dia 30.11.2013.

04. Alteração de 2,7 para 3,1 das moedas destinadas aos coordenadores de Caixa, Atendimento e Retaguarda, em atendimento à cláusula 31ª;

05. Garantir a representação sindical da base no Banco, constituída por iniciativa do Seeb-SE, sendo 10 (dez) representantes para todos os funcionários do Banco, condicionado a que as reuniões não coincidam com o horário de trabalho, assegurando-se a garantia de emprego na forma do artigo 543 da CTL, em atendimento à cláusula 18ª;

06. Reajuste de 10% na função gratificada dos coordenadores de Caixa, Retaguarda e Atendimento, acima do reajuste definido no acordo nacional, em atendimento à cláusula 34ª;

07. Adesão ao Programa Vale Cultura, assim que for normatizado pelo governo federal, em atendimento à cláusula 42ª;

08. Redução de taxa de juros e ampliação do prazo praticado nas operações de empréstimos da modalidade consignado, para os empregados da ativa, licenciados e aposentados, conforme a seguir atendimento à cláusula 52ª: prazo de até 12 meses, taxa de 0,80; de até 13 a 24 meses, taxa de 1,10; e de 25 a 72 meses, taxa de 1,20.

Fonte: Seeb-SE