Bancários do BNB paralisaram atividades por PLR na Bahia

No início do ano, o trabalhador costuma aproveitar os benefícios, resultados da campanha salarial de cada categoria, para quitar dívidas ou pagar os tributos, sempre pesados. O dinheiro é uma ajuda e tanta. Mas, se a empresa some com o valor, o que deveria ser utilizado para aliviar o bolso se torna um grande problema.

O valor deveria ter sido creditado em março. O presidente do banco, Nelson Antonio de Souza, anunciou para 1º abril. Mas, até hoje o BNB não pagou aos trabalhadores, embora já tenha feito o pagamento a todos os acionistas, inclusive ao governo federal.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Antônio Galindo, o banco deve uma resposta aos empregados. “A mobilização é por um direito conquistado, garantido em acordo coletivo e isto é indiscutível”, completa.

itabuna-bancarios

É o que acontece com os funcionários do BNB. O banco prometeu pagar a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 1º de abril, no entanto, até hoje os empregados esperam. O calote da empresa tem gerado muitos transtornos. Há relatos de bancários com contas atrasadas há quase um mês. O caso gera muita revolta. E não é para menos.

Por conta da arbitrariedade do banco, o Sindicato dos Bancários de Itabuna realizou o Dia Nacional de Paralisação do BNB pela PLR, com o apoio dos bancários que se fizeram presente na manifestação. As agências de Itabuna e Camacan ficaram paradas durante toda sexta-feira (2) com adesão total e a promessa de novas paralisações caso o banco não cumpra com o acordo.

Depois da mobilização, a direção da empresa marcou reunião, para segunda-feira (05/05), com o diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), Murilo Barella, e com representantes dos bancários. A expectativa é de que finalmente o benefício seja pago.

Mobilização no Seminário do Comando

Temas de extrema importância para o sucesso da campanha salarial como mobilização e estratégia ganham destaque nos debates do Seminário do Comando Nacional dos Bancários, iniciado na segunda-feira (28/04) e que encerra nesta quarta-feira (30/04), em Brasília.
Nesta terça-feira (29/04), o seminário iniciou as discussões sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, considerou positivo o evento, por antecipar o debate e “permitir a construção da campanha salarial com mais clareza”.

Agora, os próximos passos são os encontros estaduais, por todo o país, no mês de maio, e na sequência os congressos dos bancos federais. “A campanha salarial já começou”, diz Emanoel Souza.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Itabuna, da Bahia e Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe