Bancários de Feira de Santana (BA) protestam contra postura do Santander

Demonstrando a revolta pelo descaso dos patrões com a greve que já completou treze dias, os bancários de Feira de Santana (BA) realizaram na última terça-feira (1º/10) uma manifestação em frente à agência do banco Santander localizada na Avenida Senhor dos Passos, denunciando os maus tratos que os bancários e clientes vêm sofrendo.

Os bancários, munidos de faixas e cartazes denunciaram  as ações que o banco pratica contra os funcionários, usuários e clientes que precisam dos serviços do banco espanhol.

Apesar do lucro de 2,9 bilhões obtidos no primeiro semestre, o Santander demitiu, nos últimos doze meses, mais de mil funcionários (inclusive durante a greve). As ausências dos funcionários demitidos têm feito com que os remanescentes extrapolem a sua jornada de trabalho sem pagar hora extra. O trabalhadores expressaram ainda que aumentou o assédio moral e as pressões para o cumprimento de metas inatingíveis.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Feira de Santana (SEEB-Feira) é visível a falta de funcionários nos guichês de atendimento e, ainda assim, as agências são obrigadas a “emprestar” funcionários para trabalhar em outras agências o que sobrecarrega ainda mais os bancários.

O sindicato alera ainda que “essa prática é feita na tentativa de tentar cobrir as lacunas deixadas pelos funcionários demitidos e pelo aumento da demanda derivada das metas para abertura de novas contas sem a devida contratação de pessoal para prestar atendimento. O Santander deveria respeitar seus funcionários e usuários, pois são eles os principais responsáveis por todo o lucro do Banco no Brasil, onde a rede Santander mais lucra no mundo”, denunciam.

Fonte: SEEB-Feira de Santana