Bancários da Caixa protestam contra abertura de capital em Salvador

Protesto Caixa Manoel Porto

De preto, os bancários da Caixa realizaram protesto, nesta terça-feira (20), no edifício 2 de Julho, Paralela, Salvador, contra a abertura de capital, anunciada pelo governo federal no fim de dezembro.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, explicou que a abertura de capital não é ruim só para os bancários, mas também para toda a sociedade. “O Sindicato defende um banco múltiplo, comercial e social”.

O presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, reforça a opinião. “Abrir o capital significa subtrair a capacidade do governo nas decisões do setor financeiro. Queremos um banco múltiplo, rentável e 100% a serviço do país”. O ato desta terça-feira (20/01) foi só o começo. A manifestação vai percorrer outras agências e cidades da Bahia. O objetivo é deflagrar uma grande campanha nacional. Os números mostram que a medida não tem justificativa.

Entre 2008 e 2013, a carteira de crédito saiu de R$ 80,1 bilhões para R$ 494,2 bilhões, aumento de 517%. O lucro líquido pulou de R$ 3,9 bilhões para R$ 6,7 bilhões, alta de 72%.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia