Bancários da Bahia se reúnem com ministro do trabalho para debater emprego e rotatividade

Os bancários da Bahia e Sergipe participam na próxima quarta-feira (16) de uma audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, para discutir os cortes nos empregos e a rotatividade, promovidos pelo Santander e pelo Itaú. O encontro acontece em Brasília, às 14h30, e deve reunir representantes da categoria de diversos estados.

O ministro tem demonstrado preocupação com os desligamentos promovidos pelos bancos em atividade no Brasil, especialmente o Itaú e o Santander.

A medida prejudica o trabalhador, que perde o emprego e o governo, que amplia os gastos com seguro-desemprego. Apenas as organizações financeiras são beneficiadas, pois reduzem a folha de pagamento e aumentam a lucratividade.

Na opinião dos bancários, a audiência será a oportunidade para debater ações que travem o processo de demissões. Para se ter ideia, o Itaú fechou 7.831 postos de trabalho entre janeiro e setembro do ano passado. No terceiro trimestre, o quadro de funcionários recuou de 92.517 para 90.427. Desde abril de 2011, foram cortadas 13.595 vagas.

O Santander segue o mesmo caminho. Em 2012, o banco contratou 14.692 empregados. No entanto, desligou 14.980, corte de 288 postos de trabalho. Desta forma, enquanto a taxa de rotatividade no setor bancário foi de 7,6%, o índice na empresa espanhola atingiu 28,8% no ano passado. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

Portal CTB com SEEB e FEEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.