Bancários da Bahia promovem protestos contra demissões no Santander

Foram mais de 878 dispensas no primeiro trimestre de 2013 e o Santander permanece parado quando o assunto é discutir as demissões em massa. O Sindicato da Bahia, ciente da situação, promoveu nesta quinta-feira (23/05), o Dia Internacional de Luta contra as Práticas Antissindicais do Santander e fez protestos em três agências, no Comércio.

O objetivo foi combater o assédio moral e as más condições de trabalho no banco que, cada vez mais, demite e deixa funcionários sobrecarregados. As unidades envolvidas na ação foram a do Mercado Modelo, Praça da Inglaterra e Salvador/Centro e foram paralisadas até às 12h. A proposta foi bem aceita por clientes e a adesão dos funcionários foi significativa.

“O banco espanhol surpreende negativamente a cada dia com práticas que afrontam os trabalhadores e o movimento sindical. O protesto mostra a indignação dos funcionários”, atesta o diretor de Comunicação do SBBA, Adelmo Andrade.

Exame demissional – Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Antônio dos Santos, a falta de respeito é grande até no exame demissional. “É algo meramente burocrático e o médico sequer faz o devido atendimento. É um absurdo porque eles não sabem o real estado de saúde dos bancários, que, muitas vezes, são portadores de doenças ocupacionais, e isto não é registrado”, reclama.

Relatório anual da OIT (Organização Internacional do Trabalho) aponta que surgem mais de 160 milhões de trabalhadores doentes por conta da atividade laboral a cada ano e, mesmo assim, os bancos fecham os olhos para a saúde dos seus funcionários.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.