Bancários da Bahia e de Sergipe querem 10% de aumento real

Os bancários presentes na Conferência da Bahia e Sergipe, no sábado (19) e no domingo (20), em Salvador, decidiram lutar por um aumento real de 10%, além da reposição da inflação. Pela avaliação dos bancários os banqueiros podem pagar. Os bancários da Bahia e de Sergipe querem valorização e vão à luta por melhores condições de trabalho e salário.

Agora, os 29 delegados eleitos e os três observadores se preparam para um embate importante. Defender a pauta na Conferência Nacional, entre sexta (25) e domingo (27), em São Paulo.

As organizações financeiras formam o setor mais lucrativo na economia nacional. Em 2013, colocaram nos cofres mais de R$ 60 bilhões. Nos últimos sete anos, os ganhos crescerem em mais de 120%. Apesar das cifras, usam e abusam dos funcionários e clientes.

Mas os bancários querem mais. “Reivindicamos valorização do piso, com aumento real de 10% mais a inflação do período, combate às metas, que em grande parte causam o assédio moral e provocam o adoecimento, fim das demissões, da terceirização e da rotatividade”, informa o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.

O que foi aprovado:

Reajuste: 10% de aumento real
Estratégia: mesa única de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e mesas específicas nos bancos públicos

Calendário:

Encontros regionais a critério dos sindicatos
Campanha contra a Terceirização
5/8: Dia de Luta por Segurança Bancária
23 e 24/8: 3º Encontro da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe
2ª semana de agosto: Campanha de coleta de assinatura pelo projeto de lei de iniciativa popular para regulamentação da mídia;
3ª semana de agosto: Campanha de coleta de assinatura pelo projeto de lei de iniciativa popular para reforma política.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia
Foto por: João Ubaldo