Baianos comemoram consciência negra com lavagem da estátua de Zumbi

Salvador comemora o Dia da Consciência Negra com a 5 ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, que acontece nesta quarta-feira (20), na Praça da Sé, no Centro Histórico. A programação começa às 14h00 e inclui apresentações culturais, além de um ato político com a presença das principais lideranças do movimento negro.

“A legitima defesa das baianas do acarajé” será o tema principal do evento deste ano, que é organizado pela Unegro, CTB, Instituto Luiz Gama, Coletivo Martin Luther King Jr, Associação das Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia, Coletivo de Entidades Negras, dentre outras entidades.

A Lavagem contará com a participação de 40 baianas, que darão o tradicional banho de água de cheiro no monumento a Zumbi. Logo em seguida, acontece a apresentação de grupos culturais, que se revezarão no palco com autoridades públicas, lideranças políticas e sociais ligadas ao movimento negro.

“Consideramos muito importante a defesa das baianas do acarajé, que estão sofrendo com a ameaça de serem retirada da orla marítima. A baiana é o símbolo da Bahia para o mundo. Além disso, o acarajé é muito mais que uma iguaria culinária, é patrimônio imaterial da humanidade. A luta pela permanência delas na orla é tão importante quanto a vencida recentemente contra o consórcio que a administra a Arena Fonte Nova para que possam manter os tabuleiros com os quitutes durantes os jogos oficiais”, informou o coordenador nacional da Unegro, Jerônimo da Silva Jr.

CTB-BA