Bahia dedica mês de novembro à campanha da saúde do homem

Se outubro é dedicado à saúde da mulher, novembro se firma como mês de cuidar da saúde do homem. A Bahia realiza desde o ano passado uma importante campanha de conscientização contra dois tipos de câncer masculino. Durante todo o mês, denominado de Novembro Roxo, acontecem ações de prevenção e detecção das doenças.
 
O lançamento da campanha, que neste ano tem o tema A Informação no Combate aos Cânceres de Pênis e Próstata, acontece nesta sexta-feira (01), às 9h30, em sessão especial, na Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa é do deputado estadual, Álvaro Gomes (PCdoB).
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o Brasil é o país que mais registra casos de câncer de pênis no mundo e cerca de 1 mil são amputados todos os anos. Um número alarmante para um problema de fácil prevenção, cujas causas estão diretamente ligadas aos hábitos de higiene pessoal.
 
Já o câncer de próstata, que têm incidência ligada à hereditariedade, fatores hormonais e ambientais e hábitos alimentares, é o segundo mais comum entre os homens. Pode levar até 15 anos para atingir 1 cm² de forma assintomática. Segundo especialistas, os negros constituem grupo de maior risco. Em 2012, foram mais de 60 mil novos casos. 

Fonte: Seeb-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.