Bahia: assembleia reforça luta dos metalúrgicos por cesta básica na Papaiz

Mudança na jornada de trabalho, cesta básica e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) foram os temas discutidos pelos trabalhadores da Papaiz, em assembleia organizada na manhã desta terça-feira (8), na porta da empresa, no bairro de Pirajá, em Salvador. Os funcionários interromperam as atividades durante cerca de 3 horas e só retornaram ao trabalho após a assembleia.

Instalada há mais de 10 anos na Bahia, a Papaiz, uma das maiores fabricantes de cadeados do país, nunca forneceu cesta básica aos trabalhadores, um benefício já conquistados por diversas empresas, inclusive de menor poder financeiro que a Papaiz. “Entendemos que a cesta básica é uma meta fundamental para este ano. Vamos continuar negociando até que este benefício seja incorporado aos trabalhadores”, afirma Adson Batista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.

Durante a assembleia, os funcionários aprovaram uma proposta de PLR que será apresentada em nova reunião do Sindicato com a empresa. “Os trabalhadores aprovaram um novo valor de PLR e vamos encaminhar todas as pautas discutidas na assembleia para a empresa ainda esta semana. Esperamos que Papaiz avance nas negociações”, avisa Adson.

Sindicalização

A assembleia também terminou muito positiva para o fortalecimento da mobilização na Papaiz. Atendendo a uma convocação do Sindicato, dezenas de trabalhadores se sindicalizaram durante a assembleia, fato que demonstra confiança e reconhecimento do trabalho desempenhado pela entidade em defesa do chão de fábrica. “Agradecemos o apoio ao nosso trabalho. Estamos felizes e com muito gás para continuar lutando. Esta união é de suma importância para que os resultados positivos sejam alcançados. Juntos, com mais trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados, somos mais fortes”, comemora Adson.

Fonte: Dante Matisse – Sindmetal BA