Audiência no MTE de Salvador discute demissões no Santander

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quer esclarecimento sobre o processo de demissão promovido pelo Santander em dezembro passado. A reunião de mediação acontece na próxima sexta-feira (11/01), às 10h, na Superintendência, no Corredor da Vitória, em Salvador.

A Federação e o Sindicato dos Bancários da Bahia também participam do encontro. O MTE tenta elaborar uma proposta para acabar com o conflito iniciado pelo banco, que, repentinamente e sem explicação, demitiu 31 demissões no Estado. Em todo o país foram mais de 1 mil desligamentos.

Justiça

O Sindicato iniciou em dezembro passado uma batalha judicial contra a empresa espanhola por conta das demissões sem justa causa. Depois de poucos dias, em 19 de dezembro, e a Justiça concedeu liminar obrigando o banco a reintegrar todos os funcionários.

A decisão é uma importante vitória dos trabalhadores. Mas, a batalha ainda não terminou. Por isso, a categoria continua mobilizada e atenta a todas as manobras do banco.

Diante da demora em reintegrar de fato os funcionários desligados, as agências do banco estão superlotadas em Salvador. O Sindicato dos Bancários da Bahia visitou várias unidades na capital baiana e em todos os locais, a situação é a mesma. Déficit de funcionários, sobrecarga de trabalho, pressão para o batimento de metas e muita reclamação por conta do desrespeito à lei dos 15 minutos.    

Caos cresce

Na Calçada, por exemplo, o cliente não consegue sequer entrar na unidade em dias de muito movimento. Muitos correntistas e poucos trabalhadores também nas Mercês. Até mesmo agências mais novas como, Campo da Pólvora e Brotas – a mais recente –, começaram a funcionar com poucos empregados.

O problema é ainda mais grave em Itapuã. Além do quadro funcional reduzido, o ar-condicionado está quebrado, ou seja, o cliente espera muito tempo na fila, passando calor.

O SBBA luta por mais contratações para suprir a demanda e aliviar a sobrecarga de trabalho. Além disso, a entidade quer o retorno imediato dos empregados demitidos, que ainda não puderam voltar ao desempenho da função por impedimento do banco. A promessa é de que voltem em 16 de janeiro.

Fonte: FEEB e SEEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.