Assufba celebra 33 anos de luta durante o IX Conassufba

Nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), os servidores técnicos administrativos das Universidades Federais da Bahia, se reúnem para o 9º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Conassufba).

A atividade celebrara os 33 anos do Sindicato e terá como tema este ano “Trabalhadores e Trabalhadoras construindo e transformando a Universidade Pública”. O Congresso acontece no Hotel Sol Victória Marina, no corredor da Vitória.

A categoria terá no Congresso a oportunidade de debater as perspectivas e rumos do movimento e fazer um balanço do que já foi conquistado.

“Há algum tempo contávamos apenas com uma universidade, a UFBA. Mas com a expansão universitária representamos atualmente em torno de seis instituições federais, totalizando cerca de 10 mil trabalhadores”, destacou Renato Jorge, coordenador-geral da Assufba.

O sindicalista destaca que outra bandeira da entidade é a defesa de três turnos nas universidades federais. “Diante dessa essa expansão, lutamos sejam fortalecidas as instituições federais, para que os trabalhadores tenham acesso. Inclusive, adotando três turnos, para facilitar o acesso para a classe trabalhadora”.

Na programação do 9º Conassufba, no primeiro dia (12), pela manhã, a categoria vai debater Expansão Universitária e Autonomia, com uma palestra do professor Naomar M. Almeida Filho, reitor da UFSB e a questão da Conjuntura Nacional com a presença da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e pelo presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.
Também fazem parte da programação da quinta-feira os temas: turnos Contínuos, Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador.

Já na sexta-feira (13), a mesa abordará o PCCTAE no contexto das Universidades Públicas Federais na Bahia.

No mesmo dia, também será debatida a Agenda dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Congresso Nacional, pelo jornalista e assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Marcos Verlaine. Ainda no dia 13, Negociação coletiva e Direito de Greve no Serviço Público, temas que serão abordados por João Paulo Ribeiro, representante da CTB, CSPB e Fasubra e a 16h, ocorre a  Plenária Final- Plano de Lutas.

“Ainda há muito para se avançar nesta agenda, a exemplo da defesa pela negociação coletiva. Nossas greves são para que o governo cumpra acordos feitos. Lutamos para que essa discussão seja garantida aos trabalhadores de instituições federais. Outra questão é a liberação para desempenho dos mandatos sindicais. Não temos essa garantia prevista em lei. Dependemos de negociação, o que dificulta o desempenho do mandato sindical”, afirmou o coordenador da Assufba.

“São muitos os desafios e a CTB é uma parceira de primeira linha nessa luta. Participamos ativamente do 3º Congresso e vamos discutir a pauta da CTB na luta por mais emprego e direitos, durante o Conassufba”, destaca o sindicalista ao completar as vitórias conquistadas com a ajuda da central. “Uma vitória fruta dessa parceria foi a conquista do registro sindical, em 2008, em função de uma ação da CTB. A carta sindical que é nossa certidão de nascimento, só se tornou realidade após nossa filiação à CTB”.

Portal CTB