Assembleia de SP aprova Projeto que garante emprego de cobradores

Foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira, 1º de outubro, o Projeto de Lei 36/2013, do deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB-SP) que garante o emprego dos cobradores nos ônibus urbanos intermunicipais. A medida tem o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários – na medida em que os motoristas não terão de cumprir dupla função – e garantir a manutenção de um funcionário fundamental para o bom funcionamento do sistema.

Quando vereador, Amazonas aprovou a lei 13.207/01, de igual teor, garantindo o emprego dos cobradores na cidade de São Paulo. Recentemente, em meio ao debate sobre a redução da tarifa, alguns setores ligados ao empresariado cogitaram o fim da função. Em resposta, o prefeito Fernando Haddad emitiu nota reafirmando a lei.

“Esta é uma conquista histórica para a nossa categoria. O cobrador não é mero passador de troco, mas um agente social que ajuda tanto o usuário quanto o motorista, sendo extremamente importante para o bom funcionamento do sistema”, diz Amazonas, que já foi cobrador e motorista e que tomou posse como deputado estadual em janeiro deste ano, após a eleição de Pedro Bigardi para a prefeitura de Jundiaí.

Amazonas disse agora esperar a sensibilidade do governador Geraldo Alckmin para sancionar a lei. “A medida garante o emprego de milhares de pais e mães de família e é um fator fundamental para a segurança no trânsito”, explica. Com a aprovação, a lei beneficiará os trabalhadores de linhas intermunicipais, como a EMTU.

Fonte: Assessoria Alcides Amazonas