Aposentados prometem grande manifestação em SP nesta quinta-feira

AFapesp (Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do estado de São Paulo) e a Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas) organizarão um grande ato na próxima quinta-feira (25), na Praça da Sé, em São Paulo, com a finalidade de pressionar a Câmara dos Deputados a analisar os projetos de reajuste, reposição das perdas e outras políticas que garantam benefícios aos cidadãos de terceira idade do país.

A mobilização deve contar com manifestantes de várias partes do Brasil. Caravanas já estão sendo organizadas, principalmente no centro-sul do país, onde as associações, sindicatos, federações e centrais sindicais mobilizam aposentados, pensionistas e idosos para o ato.

Os organizadores almejam colocar 30 mil pessoas na rua. Após as celebrações e pronunciamentos das lideranças, os aposentados seguem em marcha pelo centro da capital paulista.

No material sobre o ato enviado aos aposentados, a Fapesp aconselha os aposentados, pensionistas e idosos a avaliarem quem é quem no cenário político nacional. Um dos slogans na carta a ser distribuída diz: “Os deputados votam agora, nós em outubro. Lembraremos quem é quem”.

Enquanto isso, em Brasília…

Tanto a Câmara quanto o Senado federal estão com as respectivas pautas trancadas por medidas provisórias. Na Câmara, a MP 475/09 que reajusta em 6,14% os benefícios da Previdência Social acima do mínimo é a mais polêmica, já que os beneficiários querem o mesmo percentual de reajuste do mínimo.

O reajuste abaixo do salário mínimo foi definido no final do ano passado e está em vigor desde de 1º de janeiro de 2010. Esse reajuste corresponde a um aumento real de 2,518%, equivalente à metade da variação positiva de 2008. O plenário se reúne nesta terça-feira (23), às 16h, para tratar do assunto.

Com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.