Após reunião com reitoria, funcionários da USP decidem manter greve

Funcionários da Universidade de São Paulo (USP) decidiram, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (21), manter a greve da categoria. Eles participaram de uma reunião com a reitoria da faculdade nesta manhã, mas não houve acordo.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Magno Carvalho, durnate a reunião os grevistas apresentaram o pedido de 5% de aumento. Na semana passada, os grevistas, que pediam 6% de reajuste para que houvesse isonomia com o aumento dado aos professores, decidiram recuar nas reivindicações. Os grevistas pediram ainda o reembolso dos valores não pagos para mil funcionários que tiveram o ponto cortado e também que não haja punições para quem aderiu à paralisação. “Eles disseram que se a gente parasse a greve, eles iriam examinar, em 48h, a questão dos 5% de aumento”, revelou Magno Carvalho. Os grevistas decidiram manter a ocupação no prédio da reitoria, invadido em 8 de junho.

A assembleia de funcionários entendeu que a proposta da reitoria não atendeu a nenhuma das reivindicações. Para  Claudionor Brandão “a reitoria não está fazendo esforço para o fim do impasse”.

Uma nova reunião entre a reitoria e o sindicato está marcada para esta terça-feira (22). Os funcionários da USP estão em greve desde 5 de maio. Na última quinta-feira, os servidores bloquearam o principal portão da universidade, no Butantã, Zona Oeste da capital paulista, para chamar a atenção para as suas reivindicações.