Após muita pressão metalúrgicos da Bahia conquistam vitoriosa PRL 2010

O acordo fechado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e o Complexo Ford, nesta quinta-feira (6), vai injetar cerca de R$ 30 milhões na economia da Região Metropolitana de Salvador. Esse é o valor total da proposta feita pelos dirigentes sindicais e aceita pela montadora, que determina o pagamento de R$ 3.750,00 para cada um dos 8 mil funcionários a título de primeira parcela de PR (Participação nos Resultados). A vitória foi conquistada depois de muita negociação e pressão feita pelos trabalhadores, através de várias paralisações promovidas durante as últimas semanas.

Na segunda e quarta-feira, por exemplo, os empregados cruzaram os braços e atrasaram a produção de veículos na montadora. O resultado foi um movimento forte, que provou o poder de mobilização constante no Complexo. “Além de garantir dinheiro no bolso do trabalhador, essa importante vitória beneficia a economia de toda a Região, em especial a de Camaçari”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Aurino Pedreira.

O valor do adiantamento é 63% superior ao pago no ano passado. “Esse crescimento reflete o bom período lucrativo que a empresa atravessa. Por isso, esse bolo merecia ser repartido. E conseguimos fazer isso dentro do processo de luta permanente que se expande na montadora, como compromisso do Sindicato”.

Apesar de acertado o valor da primeira parcela, as negociações para fechar o restante do acordo de PR continuam. O próximo passo é intensificar a discussão de outro assunto de grande interesse dos trabalhadores, o Plano de Cargos e Salários, que precisa ser melhorado como forma de melhor valorizar os ganhos do metalúrgico dentro da Ford.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia