Após cinco meses da eleição, chapa vencedora ganha na Justiça direito de assumir Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda

Publicado 13/12/2022 - Atualizado 14/12/2022
Depois de cinco meses de batalha judicial, a Chapa 2 conquistou na Justiça o direito concedido pelas urnas de assumir o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.
Encerrado em julho, o processo eleitoral contou com um triunfo expressivo do grupo vencedor, que obteve 67,1% dos votos. No entanto, apesar de derrotada com 18,5% dos votos, a Chapa 1 conseguiu uma decisão judicial que suspendeu os efeitos do pleito.
Finalmente, a posse foi realizada nesta terça-feira (13).
Batalha judicial
Primeiramente, no início do mês, a juíza do Trabalho Monique Koslowsky, de Volta Redonda, indeferiu o pedido e manteve o resultado da eleição. Ainda, a magistrada decidiu no mérito pela reintegração dos profissionais da CSN demitidos em abril. Logo depois, nesta segunda-feira (12), o juiz do Trabalho substituto Thiago Rabelo da Costa determinou que a Comissão Eleitoral dê posse à Chapa 2. Dessa forma, em caso de desrespeito à decisão, a multa é de R$ 20 mil.
Importância da CTB
Logo depois, pelas redes sociais, o presidente eleito, Edimar Leite, destacou o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “Finalmente chegou a hora da mudança para os trabalhadores e trabalhadoras da base do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense”, avaliou.
Conforme Paulo Sérgio Farias, presidente da CTB no Rio de Janeiro, a união é indispensável, já que o desafio ainda é desconhecido. “Esperamos que essa aliança seja a força motriz das transformações. Vem muita luta pela frente. Não sabemos o que encontraremos nessa entidade. Teremos que fazer uma grande auditoria e prestar contas à categoria desse patrimônio que vamos encontrar. As denúncias não param de chegar. Vamos ter que investigar a fundo, sem revanchismos, mas com a responsabilidade com um patrimônio construído com o dinheiro da categoria. Além disso, construir no dia a dia a mudança”, afirmou.

Ato público marca posse dos metalúrgicos
Acima de tudo, devido à luta na Justiça, houve adiamento da posse, inicialmente marcada para 8 de setembro. Finalmente, a autorização se deu nesta terça-feira (13). Assim, um grande ato público marcou a vitória com uma caminhada entre a Praça Juarez Antunes até a sede da entidade.