Após cinco horas de manifestação, Sintramcat fecha acordo com empresa de atacado de Catanduva (SP)

Uma negociação difícil, que teve início em maio e seu desfecho só aconteceu na última segunda-feira (01), após cinco horas de manifestação na porta da empresa Maranhão Atacado, em Catanduva.

Com o apoio da CTB São Paulo e com respaldo de seu departamento jurídico, o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Catanduva e região (Sintramcat) levou faixas e cartazes, além de carro de som, para a porta de empresa e paralisou as atividades dos ajudantes de motoristas.

Segundo o presidente do sindicato, Reginaldo Marcelo Borges, a empresa queria tirar a comissão dos ajudantes de motoristas que atuam na empresa, pagando, apenas, as horas extras – que já são previstas em lei. “A comissão existe há muito tempo e já está incorporada no salário. Os trabalhadores, em conjunto com o sindicato, uniram-se para essa paralisação, com o objetivo de chamar a atenção da empresa para uma negociação justa”, explica Borges.

manifestacao sintramcat maranhaoAlém da manutenção da comissão, o Sintramcat lutava pelo reajuste com ganho real e para que não houvesse aumento no plano de saúde. A manifestação, que começou às 4h30, terminou 9h30, quando a empresa chamou o presidente da entidade para negociação.

Foi proposto um reajuste de 8% em todas as cláusulas econômicas e a manutenção da comissão aos ajudantes de motoristas. Em assembleia, os trabalhadores aceitaram a proposta.

“Foi uma negociação difícil, mas que resultou num bom acordo devido à confiança dos trabalhadores da categoria, que se mantiveram firmes nas reivindicações. Agradeço essa união, que representou mais uma vitória para a classe trabalhadora”, finaliza.

O acordo também conterá os seguintes benefícios:

– piso dos ajudantes de motoristas: R$ 1.066,88;
– diária de almoço e jantar: R$ 15,66, sendo que a diária do jantar estará garantida quando o trabalhador retornar no mesmo dia, após as 20 horas;
– pernoite: R$ 20,84;
– Participação nos Lucros e Resultados (PLR): R$ 432,00, com pagamento em duas parcelas;
– cartão alimentação de R$ 93,96, inclusive nas férias ou quando o trabalhador estiver afastado pelo INSS no período de um ano.

Fonte: Sintramcat