Após anos de luta, educadores do Maranhão comemoram a aprovação do Estatuto do Educador

“Todos os educadores estão de parabéns pela aprovação do Estatuto do Educador, resultado de uma grande luta, que teve como armas principais a determinação e a humildade de todos os trabalhadores, que participaram da construção desse processo histórico”. Assim, ressalta o professor Júlio Pinheiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), diante da aprovação do Estatuto do Educador, pela Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrida no início da noite da segunda-feira(10).

comemoracao-da-votacao1

Os educadores lotaram a galeria do Plenário da Assembleia para acompanhar a votação, que contou com a presença de 27 deputados. Depois da rejeição de sete emendas ao projeto, apresentadas pelo deputado Bira do Bindaré (PT) com a intenção de ampliar os direitos dos trabalhadores na proposta, o projeto de lei foi aprovado, por unanimidade.

Parte dos educadores que acompanhou a votação veio das regionais, de municípios distantes da capital, compartilhar com a direção do Sinproesemma e com os demais  trabalhadores de São Luís esse momento significativo para a categoria. “O importante é aprovarmos o Estatuto, depois lutaremos por mais conquistas. Força, com certeza, não nos faltará”, resumiu a professora Salma, de Bacabal, que trabalha há mais de dez anos na rede pública estadual e está ansiosa pela progressão.

A secretária-geral do Sinproesemma, Janice Nery, que coordenou diversas atividades da greve, principalmente assembleias de educadores, nas regionais, parabenizou a participação dos trabalhadores dos municípios do interior do estado: “A contribuição de todos foi fundamental para o sucesso da greve e a aprovação do Estatuto do Educador. Vocês enfrentaram todo tipo de perseguição de gestores, de URES e se mantiveram firmes na luta”.

O secretário de Comunicação, Júlio Guterres, ressaltou que o Estatuto aprovado, embora não seja o ideal,  traz grandes vitórias aos trabalhadores, como a eleição direta para diretor de escola, o que democratiza o ambiente escolar, acabando com as manobras políticas nas escolhas dos gestores.
Atraso

O deputado Marcelo Tavares (PSB), da bancada de oposição, defendeu a aprovação do Estatuto do Educador, mas criticou o governo pelos índices negativos da educação no estado e lamentou a existência de uma mentalidade de atraso com relação à educação pública, que, segundo sua avaliação, continua com sérios problemas estruturais por falta de investimentos.
Anos de luta

“Foram 19 anos de luta, sucessivas greves e, finalmente, temos novas regras e nova carreira, conquistadas com muito debate e negociação, nos limites institucionais apresentados pelo governo do Estado, que lutou até o fim para não aprovar o Estatuto”, ressalta Júlio Pinheiro, que comemorou a vitória com os trabalhadores, ainda na galeria, ao lado dos demais membros da direção do Sinproesemma.

Fonte: Sinproesemma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.