Após 112 dias parados, trabalhadores da Unicamp encerram greve em SP

Os trabalhadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram em assembleia nesta quinta-feira (11) encerrar a greve que durou 112 dias. A categoria aceitou a proposta da reitoria de reajuste de 5,2%, pago em duas parcelas, e abono de 28,6%. O retorno ao trabalho está previsto para a próxima segunda-feira (15).

A CTB já havia manifestado apoio ao movimento grevista e expressou a necessidade de repasses de verbas para o fortalecimento das universidades públicas, garantindo gratuidade e qualidade no ensino. Para a Central, o reajuste deveria ser num índice capaz de repor as perdas salariais dos trabalhadores não só da Unicamp, quanto da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os funcionários da USP permanecem em greve. Apesar de a categoria ter aceitado a proposta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), idêntica à da Unicamp, a USP ainda aguarda aprovação do Conselho Universitário para autorizar o pagamento do abono.

Por Ludmila Machado – Portal CTB com Agências