Alex Custodio: Um sindicato mais próximo dos trabalhadores

Vencemos 2020 “na raça” – e continuaremos na luta para que 2021 seja um ano de resistência e avanços

O ano de 2020 chega ao final com um saldo positivo para os metalúrgicos e as metalúrgicas de Betim (MG), Igarapé (MG) e São Joaquim de Bicas (MG). É verdade que enfrentamos uma pandemia gravíssima e a maior crise econômica do País. O risco de desemprego era real para toda a categoria.

Apesar de todas essas adversidades, conquistamos vitórias importantes. No início da pandemia, assim que esta diretoria assumiu o Sindicato, negociamos acordos e convenções emergenciais que preservaram o emprego e minimizaram as perdas salariais para a maior parte da categoria. Mesmo na crise sanitária, garantimos, com muita luta, que as PLRs de 2020 fossem superiores ou ao menos iguais às de 2019.

A campanha salarial de 2020/2021 foi dura, e o Sindicato enfrentou a Fiemg para impedir a retirada de direitos dos trabalhadores. Negociamos diretamente com as empresas da base e, assim, aprovamos acordos mais justos e benéficos para nossa base.

Além dessas conquistas, cumprimos a promessa feita no começo do ano – na eleição para a diretoria do sindicato – e nos aproximamos mais da base. Fizemos inúmeras reuniões com os trabalhadores nas portas e no chão das fábricas, além de ter levado nosso caminhão-de-som constantemente aos locais de trabalho. Realizamos dezenas de assembleias presenciais e virtuais. Modernizamos nosso site e ampliamos nossa presença nas redes sociais, com lives semanais no Facebook.

Foi com unidade e luta que chegamos até aqui, sempre ao lado da categoria, cumprindo nosso dever e prestando contas. Vencemos 2020 “na raça” – e continuaremos na luta para que 2021 seja um ano de resistência e avanços. Contem com a disposição e o empenho desta diretoria.

Boas festas – e que venha 2021!