Agentes de endemias ameaçam greve por tempo indeterminado em Maceió

Em protesto pela não alteração do regime jurídico de trabalho de celetista para estatutário, dezenas de agentes de endemias realizam uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no Prado, em Maceió, na manhã desta segunda-feira (15), e ameaçam greve por tempo indeterminado caso a questão trabalhista não seja resolvida.

O pleito da categoria é antigo. O projeto de lei já foi aprovado desde fevereiro deste ano pela Câmara Municipal de Maceió e os agentes questionam por que ainda não foi alterado o regime jurídico pela Prefeitura de Maceió.

De acordo com Wellington Soares, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, a concretização do regime estatutário estaria dependendo do atual secretário de Saúde, que não teria repassado um documento para que fosse executada a mudança de regime pela Secretaria de Administração.

“O secretário [Adeilson Loureiro] diz que esta minuta está pronta para ser encaminhada para a Administração, mas até agora não foi feito. Ficaremos aqui na porta da secretaria até recebermos a cópia do envio deste documento”, destacou o sindicalista.

A categoria realiza hoje uma paralisação de advertência, mantendo apenas 30% dos serviços, e já ameaça greve geral caso o processo de mudança de regime jurídico de trabalho não seja encaminhado para o órgão responsável.

Com a mudança do regime jurídico de celetista para estatutário, os mais de 800 agentes de endemias que foram efetivados pela Prefeitura terão direitos a benefícios, entre eles a gratificação.

Portal CTB com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.