Acordo põe fim à greve de 12 horas da PM no RN

Após dez horas de greve, os policiais decidiram, durante assembleia realizada na última terça-feira (22), em frente à Governadoria, voltar ao trabalho a partir do turno das 19h.

Os presidentes das associações tiveram trabalho para convencer a tropa que o melhor caminho seria suspender a paralisação e, assim, dar continuidade às negociações junto ao Governo do Estado. Os policiais aguardam o envio da Lei de Promoção de Praças à Assembleia Legislativa até o dia 1º de maio. Outros pontos da pauta de reivindicações serão discutidos no dia 5.141451

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, afirmou que aguarda o envio da lei de promoção dos praças e estatuto do Itep para dar encaminhamento às pautas. “Estamos aguardando que cheguem para que possamos apreciá-las no mais breve espaço de tempo. Foi assim com as mensagens relacionadas à saúde e à educação aprovadas este ano pelos deputados estaduais”, disse.

O Governo assumiu compromisso com relação aos onze pontos de reivindicação [veja box]. Ainda durante a reunião com a cúpula da segurança, ficou acordado que os policiais que participaram do movimento de ontem não receberão nenhum tipo de punição.

Apesar dos “avanços”, como avaliaram alguns, nem todos os PMs e bombeiros que participaram da assembleia foram a favor do encerramento da greve. Quando a maioria decidiu suspender o movimento, alguns policiais vaiaram a decisão. A categoria espera agora que o Governo cumpra com o que prometeu. “Esse é um dia vitorioso. Temos o compromisso assinado pelo secretário de Segurança. Vamos aguardar e, caso não seja cumprido, voltaremos dia 7. Hoje [ontem], mostramos que temos força para fazer qualquer movimento”, disse o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN.

Portal CTB com agências