Acordo dos radialistas esbarra na intransigência patronal em Sergipe

Mais uma rodada de negociação termina sem acordo. O impasse continua entre os radialistas e os empresários das empresas de comunicação de Sergipe. Sob a intermediação da Superintendência do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE), já ocorreu a sexta audiência de conciliação na tentativa de assinar o acordo coletivo da categoria e ainda não houve acordo.

Os radialistas reivindicam 8% de reajuste, dos quais 2,2% de ganho real, mas a classe patronal mantém a decisão de oferecer apenas 7,1%. “O acordo não saiu por causa de 0,9%. Esse percentual representa apenas R$ 10,56 de acréscimo no piso salarial. Com isso, nós não compramos nem um quilo de carne de segunda, que custa entre R$ 12 e R$ 13”, ressalta Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERT).

Em Sergipe, o piso salarial da categoria é de R$ 1.114. Com um reajuste de 8%, os radialistas teriam um acréscimo de R$ 89,12 no piso. “É um valor irrisório. Nós já recuamos muito e não temos mais como retroceder na nossa contraproposta. O que nos irrita é saber que faltou pouco para que fechássemos o acordo coletivo deste ano”, comenta.

Para Cabral, a postura dos empresários é inaceitável. “São as famílias Alves, Franco e Amorim, que controlam os meios de comunicação no Estado, que impedem o avanço nas negociações e a assinatura do acordo”, ressalta. Mas os radialistas estão dispostos a continuar lutando. Antes e durante a negociação, a categoria promoveu um ato público na frente da sede da SRTE, com o apoio de várias entidades, a exemplo da CTB Sergipe e do Sindicato dos Gráficos.

Edival Góes, presidente da CTB-SE, considera que o empresariado deve dar uma demonstração de que valoriza o trabalho dos radialistas reavaliando a decisão de não avançar no percentual de reajuste. “O trabalhador tem apenas a sua mão de obra para vender. Esperamos que o patronato apresente uma proposta decente e, dessa forma, contribua para melhorar a qualidade de vida dos profissionais do rádio no Estado”, afirma.

reuniao-radialistas-sergipe

Uma nova audiência de conciliação tem data marcada para acontecer. Será no dia 18 de agosto, às 9 horas, na sede da SRTE. A direção do Sindicato dos Radialistas prepara uma grande manifestação que deverá começar às 8 horas, entre os Calçadões da João Pessoa e Laranjeiras, centro de Aracaju.

Fonte: CTB-SE