Aberto primeiro Encontro de Comunicação Sindical da CTB Maranhão

Foi aberto nesta sexta-feira, 8, no Hotel Veleiros, em São Luís, o I Encontro de Comunicação Sindical, promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) , secção do Maranhão (CTB-MA) e Secretaria de Imprensa e Divulgação do  Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA). Com o tema “Da caneta ao mouse, a serviço da luta dos Trabalhadores”, o Encontro busca fazer uma reflexão sobre a utilização dos meios de comunicação e seus avanços tecnológicos na luta pela valorização do trabalhador e pela garantia e ampliação de seus direitos.

Na mesa de abertura do Encontro, a presença do presidente estadual da CTB, Júlio Guterres; da secretária de Comunicação da CTB nacional, Raimunda Gomes – palestrante; e do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro. Entre os participantes do evento, dirigentes dos núcleos regionais do SINPROESEMMA, representantes dos trabalhadores do Judiciário, do setor metalúrgico, de segurança privada, entre outros.

O secretário Júlio Guterres disse que o I Encontro de Comunicação Sindical pretende discutir a importância da comunicação sindical na luta pelos direitos dos trabalhadores, incluindo o direito à democratização da informação. Ele argumenta que um dos empecilhos da atividade sindical é a legislação que regulamenta a concessão dos veículos de rádio e televisão.

“Os detentores do poder no Brasil, ou seja, os empresários e políticos podem ter seus veículos de comunicação, como a televisão e as rádios, mas os trabalhadores não os podem ter. não querem dividir os espaços com os trabalhadores”, afirma.

encontro-de-comunicacao-sindical-ctb-ma-04

O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, destacou a importância da comunicação sindical como um caminho para a disputa por direitos na sociedade. “É necessário que os trabalhadores, por meio do Sindicato, sejam agentes das mudanças necessárias para avançar no Brasil. Para isso, o debate da comunicação sindical ajuda a reforçar a luta dos trabalhadores”, enfatizou.

Primeira palestrante do evento, a secretária de Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, defendeu a valorização da comunicação pelos dirigentes sindicais, dizendo que é necessário destinar mais recursos para qualificar a comunicação nos sindicatos, construindo equipes de profissionais e áreas de produção de vídeo, assim como os políticos e empresários fazem para defender suas ideologias. “ Os sindicatos investem em vários pontos, como a oferta de cursos de Formação mas muitas das vezes o setor de Comunicação fica de fora. Necessário investir para fazer a disputa”, afirma.

Fonte: SINPROESEMMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.