Comerciários debatem regulamentação da categoria e desafios do processo eleitoral

Considerado o maior da história da categoria, o 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços, realizado entre os dias 24 a 26 de maio, em Brasília, defendeu entre outros assuntos a regulamentação da categoria comerciária e o desafio do processo eleitoral no país.

Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), o evento reuniu cerca de 700 delegadas e delegados, que representaram 26 federações e 628 sindicatos dos quatro cantos do Brasil. Apenas do Rio Grande do Sul, estiveram presentes 70 representantes.

Durante o debate sobre a questão da regulamentação da profissão de comerciário, os senadores Paulo Paim (foto abaixo) e  Rosalba Carlini, autor e relatora do PL 115, respectivamente, receberam a proposta de regulamentação da categoria aprovada pelo plenário.

Segundo o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, na proposta pode-se destacar redução da jornada para 40 horas semanais, trabalho aos domingos e feriados condicionado a convenção coletiva de trabalho, data base unificada, piso salarial unificado e qualificação profissional.

di_congresso_comerciarios_rs2

Resoluções e plano de lutas

No último dia, foram aprovadas várias resoluções e o plano de lutas da categoria para o próximo período. As resoluções tratam de questões como o papel da mulher trabalhadora na sociedade atual, no movimento social e a questão de gênero; regulamentação da categoria comerciaria; megafusões no setor do comércio e serviços e reflexos para os trabalhadores; previdência social, segurança e saúde do trabalhador; e redução da jornada, banco de horas e horas extras.

“O plano de lutas tem por objetivo unificar os trabalhadores do comércio e serviços no Brasil para novas conquistas. E ainda enfrentar o processo eleitoral deste ano e não permitir retrocesso nas conquistas dos trabalhadores e avançar nos direitos”, destaca Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e um dos organizadores do congresso.

A secretária da Mulher da Fecosul, Silvana Maria da Silva, destacou principalmente o avanço na discussão dos assuntos de gênero. “As mulheres conquistaram mais espaço e garantiram cota de participação em todas as instâncias da confederação. Isto é uma vitória importante para nós mulheres”, comemora Silvana.

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Uruguaiana, Jorge Alves da Silva, o congresso foi muito importante porque tratou dos vários problemas enfrentados pela categoria. O dirigente também destacou que o encontro apontou os desafios e novos rumos para os trabalhadores.

No encerramento do encontro vários companheiros, que não puderam participar, foram lembrados pela luta e dedicação à causa dos comerciários e dos trabalhadores brasileiros, entre eles os gaúchos José Carlos Perret Schulte e Moacir Leiria Sales, ambos dirigentes da Fecosul.

Texto e fotos: Márcia Carvalho