1º de Maio: Na Bahia, unidade marca ato das centrais no Dia do Trabalhador

Na tarde desta terça (1º), trabalhadores reunidos na Praça Castro Alves, em Salvador, participaram do 1º de Maio Unificado, promovido pela CTB, FS e NCST. Desenvolvimento com menos juros, mais empregos e melhores salários foram as bandeiras de luta que marcaram o Dia do Trabalhador deste ano.

Para o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, as centrais perceberam a necessidade de unificar as lutas. “A Praça Castro Alves recebeu a classe trabalhadora para celebrar seu dia, com unidade. A plataforma da Conclat dá norte ao rumo que o país deve tomar, sobretudo, no que diz respeito a um projeto de desenvolvimento centrado na valorização do trabalho. De que adianta sermos a sexta economia mundial se temos um dos maiores índices de desigualdade?”, questionou Araújo, que ressaltou a importância de conciliar um dia de lazer com a luta dos trabalhadores.

Aplaudido, o coordenador de Comunicação da CTB-BA, Renato Jorge Pinto, convocou os trabalhadores para lutar contra o abandono de Salvador. “É dia de festa, mas não podemos esquecer que Salvador é uma cidade abandonada, com alto índice de desemprego e precariedade nos serviços essenciais. Nós trabalhadores temos que dar um basta nesta situação. Precisamos lutar por uma gestão competente para nossa capital e isso passa pela saída do prefeito João Henrique”. Após essas palavras, o coordenador geral da Assufba Sindicato, Renato Jorge Pinto, foi aplaudido.

Representações políticas e sindicais subiram ao palco, entre as atrações culturais e sorteio de prêmios, para trazer reflexão à classe trabalhadora. “É claro que temos o que comemorar. O nível do salário mínimo que temos hoje é muito positivo, além da melhor distribuição da renda e do trabalho, pois é um sinal e um caminho, algo que nós já desejávamos a muito tempo. Mas, também temos muito a conquistar. Queremos o fim do fator previdenciário, a equidade salarial entre homens e mulheres e outras tantas lutas dos trabalhadores”, destacou a deputada federal Alice Portugal.

A presidenta da Força Sindical-BA, Nair Goulart, defende uma nova forma de crescimento econômico. “Seguimos unidos, reivindicando mais empregos, menos juros e melhores salários, para um Brasil mais justo. O povo do semiárido, por exemplo, continua muito pobre, sem recursos básicos para a sobrevivência. Por isso, defendemos um país com desenvolvimento sustentável para uma vida mais digna. Precisamos avançar e desenvolver este país, com trabalho decente e inclusão social para os trabalhadores”, ressaltou a dirigente.

“Nada melhor do que estarmos aqui na “praça do poeta”, defendendo as mesmas bandeiras. Nós precisamos lutar mais, levar o povo para as ruas pela redução da jornada de trabalho. Já fizemos isso há 22 anosNCST.

Por Daniela Sansão – CTB-BA