1º de maio: “Festa do Trabalhador” em Betim (MG) reúne mais de 15 mil pessoas

Mais de 15 mil pessoas prestigiaram a “Festa do Trabalhador”, realizada pela primeira vez em Betim com patrocínio do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, em parceria com a prefeitura local e apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Minas) e Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro/MG).

Durante o evento, que antecedeu as festividades do tradicional “Betim Rural” – exposição agropecuária realizada há 24 anos na cidade –  sindicalistas e autoridades políticas fizeram referência à importância do dia 1º de maio, data em que são celebradas, mundialmente, as conquistas dos trabalhadores.

O vice-presidente do Sindicato, Gleyson Borges, salientou, em seu breve discurso, que o Dia do Trabalhador nasceu sob o signo da reivindicação, e exaltou os metalúrgicos, ao afirmar que o Brasil vive um novo momento econômico “graças a um metalúrgico que ascendeu à presidência da República” (o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva). “Nós, do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, lutamos para resguardar e ampliar os direitos dos trabalhadores, pela redução da jornada e a valorização do trabalho”, ressaltou.

Luta por um país mais justo

O presidente da CTB Minas, Gilson Reis, por sua vez, após acentuar que a prefeitura de Betim “tem profunda sensibilidade nas relações com os trabalhadores, com o povo e com os que constroem a riqueza do país”, fez menção ao pronunciamento feito nesta terça-feira (1º) pela presidente Dilma Rousseff, que, em cadeia nacional de rádio e TV, cobrou dos bancos privados uma redução maior da taxa de juros.

Ele também reafirmou o compromisso da CTB em favor de um país mais justo, que seja capaz de se desenvolver a partir da valorização do trabalho e da distribuição de renda.

Em seu discurso, o presidente da FIT Metal, Marcelino da Rocha, que também integra a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, destacou a parceira da entidade com a prefeitura de Betim.

“É uma iniciativa importante da prefeitura, que cedeu o espaço para que, no 1º de maio, os trabalhadores e todas as categorias que fazem o desenvolvimento cada vez maior da  cidade posam ter um local festivo e que registre as reivindicações da classe no país”, afirmou.

Já a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, após agradecer ao Sindicato e às demais entidades pelo patrocínio ao evento, ratificou o compromisso da prefeitura em favor de um mandato com forte participação popular e destacou a importância da mão de obra local no crescimento do município.

“Ainda precisamos conquistar avanços e a luta dos trabalhadores aqui em Betim, que é uma cidade industrial, tem avançado dia-a-dia através da organização sindical”, completou.

Além das atrações reservadas especialmente para as crianças, a “Festa do Trabalhador” contou ainda com shows de bandas locais e da dupla sertaneja Alan e Alex, cuja apresentação foi patrocinada pelo Sindicato.

Por Eduardo Durães (Fotos: Eliezer Dias)