1º de Maio: Centrais Sindicais reúnem 30 mil trabalhadores em Cuiabá (MT)

Cerca de 30 mil pessoas compareceram na Arena da Acrimat em Cuiabá na última terça-feira (1º), Dia Internacional do Trabalhador, para participar da 2ª edição do “Primeiro de Maio Unificado – A Maior Festa do Trabalhador do Centro Oeste”, organizado pelas sessões mato-grossenses da CTB, FS, NCST e CGTB.

Nem mesmo o tempo frio para os padrões cuiabano tiraram o ânimo dos participantes que prestigiavam durante a noite os shows com bandas locais  (Arena Country, Jonathan e Adam, Tome Aí – O Tsunami, Banda Os Amigos, Scort Som, etc) e com a atração nacional Pagodão S/A.

Uma grande faixa na parte superior do palco com os dizeres: emprego, emprego, emprego e trabalho decente, e dezenas de outras faixas e painéis expondo outras reivindicações tais como: “Pela valorização do salário mínimo”, “Reforma Agrária”, “Desenvolvimento e mais emprego”, “Em defesa da produção e do emprego” “40 horas semanais, sem redução de salário”, “Unicidade Sindical = sindicato forte”, entre outras, expunha o caráter político da atividade, reforçado pelas falas dos presidentes Manoel de Souza (FS), Nara Teixeira (CTB) e Divino Braga (NCST), todos enaltecendo o espírito de unidade e de combatividade.

1maio_CTBMT2_Multidao

Para a presidente da CTB-MT, Nara Teixeira, o evento foi coroado de êxito. “Mais uma vez ficou claro que as centrais juntas podem realizar uma grande comemoração no Dia do Trabalhador. Apesar dos desafios para se realizar um evento desses, o resultado foi vitorioso”, afirmou.

Já o presidente da FS, Manoel de Souza, falou com entusiasmo sobre o evento: “apesar das dificuldades, o resultado foi extremamente gratificante. Isso prova que com nossa união podemos realizar grandes feitos, o que nos encoraja para construirmos outros eventos e atividades unificadas.”

Divino Braga, presidente da NCST defendeu a unidade para o fortalecimento do movimento sindical. “Sempre sou a favor da unidade, quando lutamos juntos ficamos mais fortes. O sucesso de nossa festa é um exemplo disso”.

Além da festa, o 1º de Maio Unificado ofereceu durante o dia vários serviços gratuitos aos trabalhadores, sob a coordenação da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Os realizadores já começam a planejar a próxima edição do evento em 2013, que certamente será ainda mais representativo e participativo.

Fonte: CTB-MT