Economia mundial afunda e Guedes bravateia

Por Altamiro Borges

Só mesmo o charlatão Paulo Guedes, o “fritado” de um ministério em “debandada”, ainda bravateia que a economia vai deslanchar em breve. Divulgado nesta quarta-feira (26), relatório da OCDE aponta que os 36 países mais ricos do planeta tiveram queda recorde do PIB, de 9,8%, no segundo trimestre deste ano. 

Segundo o estudo, a pandemia da Covid debilitou ainda mais uma economia que já estava doente. Antes da atual crise, o maior recuo nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi de 2,3% no primeiro trimestre de 2009, quando o capitalismo viveu o auge da crise financeira global. 

No colapso atual, a queda mais acentuada, de 10,8%, se deu exatamente entre as sete principais economias da OCDE (EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Canadá e Itália). No caso do Reino Unido, o desastre foi ainda maior. A economia britânica afundou 20,4% no segundo trimestre do ano. 

“Nos EUA, onde a epidemia de Covid 19 chegou mais tarde do que na Europa, a queda do PIB no segundo semestre foi de 9,5%, uma piora significativa em relação aos -1,3% do primeiro trimestre. As restrições de mobilidade começaram a crescer em estados americanos a partir do final de março”, descreve a Folha.

Nem Bolsonaro acredita no Posto Ipiranga
O Japão apresentou a menor queda entre as sete maiores economias da OCDE: 7,8%. Já entre os 27 países da União Europeia, a queda do PIB foi de 11,7% no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior. “Nos 19 países que usam o euro como moeda, a queda foi ligeiramente maior: -12,1%”. 

Ainda segunda a reportagem da Folha, a própria OCDE “ressalva que, por causa das restrições para conter a disseminação do coronavírus, pode ter havido falha na coleta e compilação de dados. Segundo o órgão, foram adotadas mudanças conceituais e práticas para evitar que os indicadores fossem muito afetados”. 

Há indícios que a crise é ainda mais grave nos “países ricos” do capitalismo. Mesmo assim, o “fritado” czar da economia do Brasil, Paulo Guedes, segue “otimista” com os rumos do país. Mas parece que nem o “capetão” Bolsonaro acredita mais no seu Posto Ipiranga, que pode ser defecado do laranjal a qualquer momento.

Blog do Miro