CTB participa de lançamento da Frente pela Reestatização da Eletrobras e defende debate: ‘População é prejudicada com privatização’

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil participou, nesta quinta-feira (22), do ato de lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Reestatização da Eletrobras, no Congresso Nacional, em Brasília. A estatal foi privatizada em junho de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por R$ 33,7 bilhões.

O pedido de criação grupo foi feito pelos deputados federais Alencar Santana (PT-SP), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara, e Erika Kokay (PT-DF). O objetivo é discutir o controle acionário da companhia pelo governo federal e reverter a privatização. A meta é garantir ao povo brasileiro segurança energética, soberania nacional e modicidade tarifária.

“Nós entendemos, enquanto representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, que ao colocarmos em debate o tema da reestatização, discutimos uma visão estratégica de desenvolvimento do país, porque a Eletrobras era estatal. Nós tivemos um momento em nosso país um modelo de desenvolvimento e, depois de alguns governos neoliberais, principalmente o último, nós retrocedemos não apenas em desenvolvimento, mas em valores de cidadania, dignidade humana, saúde etc. Nós queremos fortalecer essa frente para que os parlamentares entendam a importância de se fazer esse debate com a sociedade para mostrar que toda a população está sendo prejudicada com essa privatização”, salientou o secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, Carlos Rogério de Carvalho Nunes.

O evento contou com a participação de uma confederação, sete federações, 34 sindicatos do setor, representantes do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), movimentos populares e trabalhadores do sistema Eletrobras, que defendem a devolução do controle da empresa para o governo federal.