
Publicado 17/02/2023 - Atualizado 17/02/2023
A festividade de carnaval, após dois anos, volta a tomar conta das ruas e o funcionamento do comércio também poderá funcionar normalmente nos dias de folia.
No entanto, o Sindicato dos Comerciários do Rio, filiado à CTB, alerta que o feriado de terça-feira (21) precisa ser respeitado. “No feriado é proibido o trabalho em shoppings e lojas de rua. O comércio não poderá abrir suas portas. Entretanto, supermercados e hortifrutis podem funcionar na terça, desde que paguem os benefícios para o funcionário que for convocado, como garantiu o sindicato em negociações com os setores”, explicou o presidente Márcio Ayer.
De acordo com a entidade de classe, os comerciários dos segmentos permitidos só podem trabalhar em uma jornada máxima de 8h, sem prorrogação, e terão direito a passagem, refeição e ao valor extra de R$ 48. “O pagamento deve ser feito em dinheiro e as empresas que optarem pelo ticket deverão pagar 50% a mais do valor pelo dia de trabalho. E, em caso de impossibilidade de fazer até o fim do mês, deverá a empresa pagar no contracheque do mês subsequente ao dia do feriado”, completou o presidente.
Nos outros dias, segunda-feira (20) e Quarta-Feira de Cinzas (22) o funcionamento do comércio é normal, com o horário de expediente a critério da empresa.