Wagner Gomes concede entrevista a jornal suíço L’ Evénement Syndical

Na manhã desta terça-feira (14), o presidente da CTB Wagner Gomes foi entrevistado pelo jornalista, Christopher Koessler, do jornal L’ Evénement Syndical. O jornal, fundado em 1998, busca informar os membros do sindicato UNIA e a classe trabalhadora suíça sobre as notícias da luta sindical no país, além de temas políticos, econômicos, sociais, ecológicas e culturais.

Com a missão de conhecer um pouco da estrutura e da luta classista da CTB no Brasil, o jornalista buscou fazer um balanço dos oito anos do governo Lula para a ampliação dos direitos da classe trabalhadora. “No governo Lula, houve um avanço significativo em relação à maneira de se fazer política social no Brasil, pois os movimentos sindicais e sociais foram, ao longo desses últimos anos, recebido para negociar diretamente com o governo os avanços que eram necessários para a melhora da qualidade de vida da população. Isso é política democrática, diferente dos governos anteriores que tratavam os sindicalistas na base da pancada”, explica Wagner.

Durante a entrevista, o presidente da CTB esclareceu para Christopher o que seria o sistema macroeconômico praticado no Brasil e salientou o quanto a CTB, mesmo diante de um governo com projetos populares, contesta as altas taxas de juros praticadas no país.

Wagner abordou, também, os temas que norteiam a luta sindical na atualidade, como: redução da jornada, reforma agrária e valorização do salário mínimo. Durante o encontro, Christopher recebeu um exemplar da Agenda da Classe Trabalhadora, um projeto de desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho que foi aprovado por, aproximadamente, 30 mil trabalhadores e trabalhadoras durante a 2º Conclate e entregue a presidente eleita Dilma Rousseff.

Antes de retornar a Suíça, Christopher viajará para a Bahia e para o Rio de Janeiro, onde fará uma série de matérias com os movimentos sociais no estado.

A luta na América latina

Com um jeito já abrasileirado e falando um bom português, o jornalista suíço explicou que já realizou matérias junto aos sindicatos das Américas central e do sul.

Christopher teve a oportunidade de conhecer a luta de trabalhadores e trabalhadoras no México, na Colômbia e agora no Brasil.

Observando as diferenças que presenciou pelos lugares onde passou, Koessler lembrou que a organização sindical de seu país é diferente da praticada nos países visitados e ressaltou o quanto é importante seu trabalho para o fortalecimento de uma cultura sindical sólida junto à classe trabalhadora suíça.

Por Fábio Ramalho – Portal CTB