Vídeo retrata como a Globo propagandeava o regime militar no Brasil

Um vídeo que já conta com mais de 50 mil acessos retrata, com riqueza de detalhes, a forma como a TV Globo exercia seu papel de exaltação à ditadura militar (1964-85). A partir de um discurso dicotômico, no qual de um lado ficava a “baderna” anterior ao golpe e no outro a “ordem” contemporânea, a emissora da família Marinho ajudava a catequizar a sociedade brasileira e a sedimentar o regime.

Levado ao ar em 1975, o “Programa Amaral Netto, o Repórter”, procurou retratar os acontecimentos políticos e sociais dos últimos 11 anos. A todo momento, tenta-se justificar cada um dos atos levados a cabo pelos militares, desde 1964. Cada uma das “realizações” de Castello Branco, Costa e Silva, Médici  e Geisel são exaltadas, sempre por meio de um discurso com tons apoteóticos.

“Você gostaria de voltar àqueles tempos, de voltar ao Brasil de ontem?”, pergunta o locutor em dado momento. Segundo o texto, no começo de 1964 o Brasil vivia um período de caos, desordem total e violência sem freio. A respeito das manifestações de 1968 e do Ato Constitucional número 5, que endureceu o regime, a emissora prefere dizer que o governo agiu em tempo de “evitar uma volta ao passado”.

Confira abaixo a íntegra do vídeo:

{youtube width=”570″ height=”333″}YGiQXNf02eQ{/youtube}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.