Vereador de Limeira aprova moção de protesto sobre TV Cultura

A câmara Municipal de Limeira (localizado a 154 km da capital paulista) aprovou em 16 de agosto a Moção de Protesto nº119/10, de autoria do vereador Paulo Hadich (PSB), referente à dispensa dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli do departamento de jornalismo da TV Cultura. A moção é baseada na defesa da “liberdade de expressão e a livre manifestação dos jornalistas”.

Cópia do texto aprovado foi enviada para a presidência da Fundação Padre Anchieta, Sindicato dos Jornalistas e jornais da região.

Moção de protesto nº 119/2010

Considerando que a liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento são garantias previstas na Constituição Federal, no Capítulo dos Direitos e Garantias Individuais; em seu artigo 5°, incisos IV, IX, X e XIII;

Considerando que em recente programa da TV Cultura, RODA VIVA, o apresentador Heródoto Barbeiro fez uma pergunta a José Serra, durante o programa sobre os preços elevados dos pedágios praticados no Estado de São Paulo;

Considerando que alguns dias após o questionamento no programa RODA VIVA, o jornalista Heródoto Barbeiro foi afastado e substituído por Marília Gabriela;

Considerando que após o afastamento de Heródoto Barbeiro, o jornalista Gabriel Priolli, que assumira a função de diretor de jornalismo de TV Cultura, uma semana antes tinha pautado matéria sobre os pedágios nas rodovias paulistas, também foi convidado a deixar a emissora;

Considerando que por mera coincidência, ambos os jornalistas questionaram os abusivos pedágios cobrados nas rodovias privatizadas do estado;

Considerando que não existe regime democrático sem uma imprensa verdadeiramente livre;
Considerando que a ofensa a liberdade de expressão relembra a perseguição e a censura nos tempos da ditadura;

Considerando que as empresas ou fundações jornalísticas não podem ser balcões de negócios ou simplesmente reprodutoras ideológicas de governos:

Considerando que o patrulhamento ideológico nos meios de comunicação é incompatível com a democracia e afasta a importantíssima função institucional da imprensa na defesa do interesse público, na defesa da Constituição Federal, enfim, das nossas liberdades;

SUBMETEMOS, portanto, à apreciação do Egrégio Plenário da Câmara Municipal de Limeira, a presente MOÇÃO DE PROTESTO para que profissionais da Imprensa possam ser amparados pela nossa Constituição Federal onde a liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento são garantias fundamentais; e solicitando ainda que após leitura e aprovação, seja dado conhecimento ao Presidente da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura – Sr. João Sayad – Rua Cenno Sbrighi, 378 – Cx. Postal 11.544 – CEP: 05036-900- São Paulo/SP, ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – Rua: Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque/SP – CEP: 01220-010 – São Paulo/SP, a Sede Diretoria Regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo – Praça José Bonifácio, 799 – sala 22 – Centro – Piracicaba/SP, ao apresentador Heródoto Barbeiro, jornalista Gabriel Priolli, Gazeta de Limeira – Editor Chefe Dr. Roberto Lucato – Rua Senador Vergueiro, 319 – Centro – CEP: 13.480-005 – Limeira/SP e Jornal de Limeira – Diretor de Jornalismo Sr. Djalma Martins – Avenida Comendador Agostinho Prada, 2651 – CEP: IJ. 3482-220- Limeira/SP.

Fonte: www.salvertvcultura.org