USP celebra Dia Mundial da Alimentação com filme Roça de Rua, na quarta

Por Redação

O Departamento de Nutrição, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo apresenta o episódio “Roça de Rua”, da série “Causando na Rua”. O episódio tem direção de Caru Alves de Souza e será exibido nesta quarta-feira (16) – Dia Mundial da Alimentação.

Após a exibição a professora de Nutrição, da USP, Patricia Jayme Marina Alegre, do coletivo Armazém do Campo, Átila Fragozo do Coletivo Roça de Rua e Tata Amaral conversam sobre a necessidade importância de fortalecer a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, portanto.

O evento com exibição do filme ocorre a convite das professoras Patricia Jayme e Bárbara Lourenço do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. No episódio apresentado o coletivo Roça de Rua faz plantios em caixas d’água nas rotatórias da cidade de São Paulo, subvertendo a lógica da cidade murada e frenética.

“Causando na Rua”, com direção-geral de Tata Amaral, é uma série que já está na sua segunda temporada! Cada temporada é composta por 13 episódios de 26 minutos, e mostra diferentes ações de coletivos no espaço público. Com o objetivo de “causar”, a série mostra relações entre a arte e o espaço público.

Saiba mais sobre o Causando na Rua pelo link https://www.facebook.com/causandonarua/

O coletivo Roça de Rua, por exemplo, cria pequenas hortas dentro de caixas d’água, e colocam no meio das rotatórias das ruas. O grupo de rap Xemalami – Xeque-Mate La Missión, cria ações nas ruas para aproximar as pessoas da cultura hip-hop e do xadrez, e o Grupo Mexa em suas performances faz ouvir a voz de grupos extremamente marginalizados como mulheres trans.

“Sempre desfrutei muito das ruas, da cidade e dessa vontade, de documentar experiências na rua. A série de 13 episódios traz artistas de rua, performances que problematizam, ativismo artístico. Cada episódio traz uma reflexão sobre as diversas formas de ressignificação do espaço público por meio do registro de propostas destes artistas socialmente responsáveis”, conta Tata.

Conheça o Roça de Rua através deste link https://www.facebook.com/rocaderua/

O que: Exibição de Roça de Rua

Onde: USP – Sala Cyro Ciari Jr.

Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo

Quando: Quarta-feira, 16 de outubro, às 12h30