Rovai: contrário a Jucá, Jornal Nacional da segunda-feira (24) foi negociado com Temer

O Blog do Rovai revelou nesta terça-feira (24) que a cobertura jornalística da Rede Globo contrária ao ministro interino do Planejamento, Romero Jucá, teria sido negociada diretamente com a assessoria de comunicação de Michel Temer. Rovai escreve que a reportagem, que divulgou o protagonismo de Jucá na conspiração que levou a cabo o golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff, “foi fruto de uma intensa negociação”.

“O áudio da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado fez com que os luas pretas da Central Globo de Jornalismo trocassem inúmeras mensagens e realizassem uma reunião de emergência logo cedo. A avaliação era de que não havia saída para o agora licenciado ministro do Planejamento. E a mensagem foi enviada para Temer através de Wellington Moreira Franco”, conta Rovai. “Só ao final da tarde, quando a solução do afastamento de Jucá já havia sido negociada por Temer, é que se decidiu por fazer um Jornal Nacional onde o caso teria destaque relevante. E que se liberou os âncoras e comentaristas da GloboNews para que pudessem tratar de forma mais intensa do assunto”, continua.

O objetivo seria o de preservar Temer, oferecendo Jucá como responsável único pelas articulações reveladas nos áudios da Folha de S.Paulo. O blog conta que ele ameaçou Temer com novas delações premiadas, mas recusou entrevista sobre o assunto à reportagem da sucursal brasiliense da Globo. Você pode ler o texto completo aqui.

A Rede Globo tem interesse em manter Michel Temer no governo, muito por conta das alterações que o presidente interino fez nas políticas de comunicação assim que assumiu o Planalto. Além de anular a política de distribuição técnica das verbas publicitárias federais, reconcentrando esse dinheiro em poucos veículos aliados, Temer extinguiu o Ministério das Comunicações, que tinha por objetivo fiscalizar o setor no Brasil. Na prática, a Globo passa a ser a força determinante das políticas brasileiras para a área.

Com informações do Blog do Rovai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.