Projeto leva arte e cultura para a comunidade

Foto: Divulgação

Começa neste sábado (22), às 10h, o Projeto Ocupação Ocupação, uma galeria de arte a céu aberto, instalada nas ruas da comunidade Monte Cristo, em Campinas, interior de São Paulo. Aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) no ano passado, o projeto pretende envolver a comunidade com arte e cultura.

“Pretendemos democratizar a arte em territórios diversos, indo além do espaço confinado das galerias de arte e museus”, dizem os curadores Andrea Mendes e Danilo Garcia. O projeto começa com a exposição Lugar Comum, de Rochelle Costi (1961-2022).

A gaúcha Rochelle foi vítima de um atropelamento em São Paulo, em novembro de 2022, vindo a falecer. Destacou-se na fotografia, segundo ela, por não saber desenhar, com um olhar acurado e singular. Trabalhou em diversos veículos da imprensa.

A ideia do projeto é levar arte para as ruas da comunidade (Foto: Divulgação)

De acordo com Andrea, a ideia é ocupar os muros, as casas e diversos pontos destacados da comunidade numa grande exposição que utilize todos os espaços que atraiam os olhares de quem passa. “Acreditamos que isso atrairá a comunidade para as oficinas de artes do projeto. E quem sabe descobrimos novos artistas”.

Cada etapa tem o prazo de cerca de 50 dias. Após a exposição de Rochelle, será a vez do artista Fernando Tosko e na sequência Isabela Senatore. No encerramento está prevista uma atividade em que a população será convocada a participar de uma exposição com sua própria produção artística.

Além dessa exposição, explica Andrea, diversas obras serão incorporadas à exposição até o fim do ano para a comunidade que conta com cerca de 100 mil moradores. A exposição Lugar Comum acontece na Associação Douglas Andreani, na rua Wadi Abdala Gnatos, 7, em Campinas (SP).

Informações: Instagram @ocupacaoocupacao