Prêmio Vladimir Herzog: o reconhecimento do jornalismo cidadão

Estão abertas, até 3 de agosto, as inscrições para o 34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Ele contempla trabalhos jornalísticos, em todas as mídias, que colaboram com a promoção da cidadania e dos direitos humanos e sociais. Em 2012, o prêmio comemora também os 75 anos do jornalista, morto pela ditadura nos anos 1970.

 

Conhecido entre os amigos como Vlado, o nome Vladimir Herzog se tornou referência de resistência quando o jornalista foi preso, torturado e assassinado nas dependências do DOI-Codi, em 1975.

Na época, uma multidão de amigos, políticos, celebridades e entidades se mobilizou em torno da sua morte — oficialmente, anunciada como suicídio pelos torturadores — e esse movimento teve continuidade: acabou gerando não só um instituto, com o nome de Vlado, como esse prêmio que valoriza o jornalismo nacional, tantas vezes inconsequente quando se trata do jogo do vale tudo pelo poder

Sobre o prêmio

O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi instituído em 1978 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comitê Brasileiro de Anistia; Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Associação Brasileira de Imprensa – Seção São Paulo – ABI/SP; Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo – OAB/SP, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e Família Herzog.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1979, tem como finalidades reconhecer e premiar os jornalistas que, através de seu trabalho, colaboram com a promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais, além de homenagear personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais e reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog.

A premiação tem abrangência nacional e recebe inscrições em nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos) ; Fotografia; Televisão: Documentário; Televisão: Reportagem; Rádio; Jornal; Revista; Internet ( material jornalístico original produzido especialmente para internet); Especial: Criança em situação de rua (todas as categorias).

Os vencedores em cada uma das nove categorias da edição de 2012 do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos receberão o troféu símbolo do prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.

Para mais informações clique aqui.

Fonte: Portal Vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.