Para festival é tudo verdade na telona do cinema

É Tudo Verdade 2014 – 19º Festival Internacional de Documentários iniciou nesta quita-feira (3) em São Paulo com Canção da Floresta, do diretor alemão Michael Obert. E nesta sexta-feira (4) no Rio de Janeiro com o brasileiro Tudo por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles. O festival vai até o domingo (13) nas duas metrópoles. “É um ano marcado pela revelação de novos diretores e pela renovação de quem está fazendo documentário no mundo”, sinaliza Almir Labaki, organizador do evento.

Depois o mais importante festival brasileiro de documentários segue para Campinas (SP) de 22 a 24 de abril, Brasília de 30 de abril a 4 de maio e finalmente para Belo Horizonte, de 24 a 27 de julho. Neste ano, o festival traz 77 títulos, de 26 países, contando com 19 estreias mundiais. Além de homenagear a cineasta brasileira Helena Solberg, o japonês Shohei Imamura, o documentarista brasileiro, morto em fevereiro deste ano, Eduardo Coutinho e ao também brasileiro Leon Hirszman, diretor do longa Eles Não Usam Black-tie (1981), baseado em peça de teatro homônima de Gianfrancesco Guarnieri.

Para Labaki, “nenhum outro cineasta do real foi tão essencial”, como Coutinho, “para estabelecer, dignificar e popularizar o gênero no país. Coutinho não foi o primeiro, nem o mais prolífico, tampouco construiu sozinho. Mas ninguém foi mais longe em estabelecer uma obra documental complexa e inimitável, assim reconhecida pelo mundo afora”.

É Tudo Verdade apresenta uma diversidade de temas que vai da guerra na Síria (Retorno a Homs, de Talal Derki) à jornada de junho (20 Centavos, de Tiago Tambelli) passando por personalidades como Nelson Mandela, Dominguinhos, Louis Armstrong, Carmen Miranda, entre muitos outros temas.

Programa para cinéfilo nenhum por defeito. Para Labaki, esta edição identifica uma “renovação do documentário pela incorporação de instrumentos característicos de outros gêneros”, segundo ele este é “um momento de muita variedade, de diálogo com a ficção e com a animação, de buscar uma narrativa longe do didatismo e de preocupação com o tratamento sonoro.”

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Trailer do filme 20 Centavos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.