Origens do fotojornalismo no Brasil serão mostradas em exposição sobre a revista O Cruzeiro, em SP

Registros feitos entre as décadas de 1940 e 1960 pela revista O Cruzeiro serão exibidos em exposição. Com 200 imagens, a mostra resgata o fotojornalismo no Brasil.

À época, as questões indígenas ganhavam bastante espaço na publicação. “A temática indígena estava muito em voga no período e a revista percebe o assunto como atrativo para o público, porque, até então, eram só os antropólogos e etnólogos que tinham acesso às imagens de índios”, explica a curadora Helouise Costa.

Assim, o impresso enviou às aldeias os fotógrafos Henri Ballot e José Medeiros, que começaram a trazer registros “espetaculares”, como ressalta Helouise. A mostra traz também os trabalhos do correspondente Luciano Carneiro, que morreu em um acidente de avião aos 33 anos. “Ele teve um papel muito importante, embora ainda hoje desconhecido: ele foi correspondente na Guerra da Coréia”, explicou a curadora.

A exposição começa na próxim sexta-feira (23) de novembro e segue até março de 2013 no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

Fonte: Comunique-se