Onde Che Guevara e John Lennon se encontraram?

O dia 9 de outubro marcou profundamente a história da humanidade. Nesse dia em 1967 foi assassinado covardemente pelo exército boliviano a mando da CIA (serviço de espionagem norte-americano), aos 39 anos, após ser capturado e preso, o revolucionário Che Guevara que se transformaria em um dos heróis mais venerados do mundo.

Foto montagem coloca os dois ícones juntos

Nesse mesmo dia nascia em 1940, na Inglaterra outro nome que se transformaria num ícone da juventude. John Lennon, líder do grupo musical que universalizou o rock e ajudou a transformar a arte no mundo, os Beatles. Lennon foi assassinado por um suposto fã no dia 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos.

Os dois cada um a seu modo viraram ídolos porque deram a vida pelo que acreditavam ser o melhor para o mundo. Che manteve em sua curta vida uma índole e um caráter devotado à causa do socialismo, da liberdade, da justiça e da vida dos proletários do mundo. Forjado na luta diária dos povos latino-americanos em superar a miséria imposta a essa parte do continente americano pelo imperialismo dos Estados Unidos.

Para o cubano Armando Hart “Ernesto Che Guevara recebeu e enriqueceu a herança espiritual, e decidiu formar seu caráter para assumir, com os fatos e com a consagração de sua vida, o compromisso que reputou irrenunciável: o de defender com seu enorme talento, valor e virtudes o direito dos pobres de América e a aspiração bolivariana e martiniana de integração moral das pátrias latino-americanas”.

Já John Lennon transformou o mundo com sua arte, a luta pela paz num momento em que a guerra imperialista predominava e na defesa dos trabalhadores e da juventude expressa em suas canções. Segundo o jornalista norte-americano David Sheff que fez a última entrevista com o ex-beatle, Lennon e sua mulher Yoko Ono já mostravam em 1980 que existe uma outra forma de ver a vida que não seja a dominada pelo consumo e pela posse de bens materiais. A arte de John Lennon continua viva nos mostrando isso.

Che de armas nas mãos levou a revolução por onde passou porque acreditava nela e no socialismo como futuro da humanidade. Lennon levou sua arte para todos em defesa da paz e também era socialista. Os dois se encontraram na crença de que a vida vale a pena através da luta dos oprimidos para superar suas mazelas e construir um mundo novo.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.