O universo feminino de Chico Buarque está no teatro

As homenagens a Chico Buarque continuam. Estreia neste sábado (18) a peça Palavra de Mulher no Teatro Renaissance em São Paulo. Com direção de Fernando Cardoso, a comédia musical homenageia os 50 anos de carreira e 70 de idade que Chico completa em 2014 com canções do compositor retratando a alma feminina. Foram escolhidas para interpretar as conhecidas cantoras e atrizes Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa.

A conhecida veia para interpretar o feminino de Chico produziu pérolas que já fazem parte da história da música popular brasileira. Já no início de carreira compôs Com Açúcar, Com Afeto, onde diz “com açúcar com afeto fiz seu doce predileto pra você parar em casa” e mesmo assim o homem saía para os bares e não dava muita importância para a companheira. Chico também é o autor de uma das mais brilhantes músicas do cancioneiro nacional quando em Olhos nos Olhos retrata a separação, quando o divórcio era proibido no Brasil e a mulher desquitada era malvista pela sociedade. Ela diz: “quero ver como suporta me ver tão feliz… e quantos homens me amaram bem mais e melhor que você”, já ressaltando a luta pela emancipação feminina.

Canções como Noite dos Mascarados, Atrás da Porta, Mulheres de Atenas e diversas outras que retratam a alma da muher brasileira e todos os seus dilemas. Chico tabmém cantou as dores de mães desesperadas por seus filhso como em Angélica , feita em homenagama Zuzu Angel, que teve o filho Stuart, assassinado nos porões da ditadura e O Meu Guri mostrando a visão da mãe de um “trombadinha”, que descobre o filho morto no mato, entre muitas outras.

Entre as canções escolhidas par o espetáculo estão Basta Um Dia, Bem Querer, O Meu Amor, Folhetim, Sob Medida, Terezinha, Tango de Nancy, À Flor da Pele, Mil Perdões, Olho nos Olhos, Atrás da Porta, Viver do Amor, entre outras. O Meu Amor ,da peça Ópera do Malandro, chegou a ser proibida pela censura por narrar os efeitos de uma relação sexual do ponto de vista da mulher.

“No palco, atmosfera de cabaré, com adereços, objetos cênicos, iluminação e figurino ajustados no clima. As intérpretes se revezam com interpretações em trio, duo e solo. As músicas são executadas com instrumentos acústicos (piano, acordeão, contrabaixo e bateria/percussão)”, diz a sinopse do espetáculo.

O diretor Fernando Cardoso diz que “é difícil encontrar uma lista de canções representativas de todo o trabalho musical desse compositor carioca. Por isso, decidimos fazer um recorte com as músicas que retratam o universo feminino e criar um espetáculo para expressar esse clima”.

Uma das mais importantes obras-primas do cancioneiro popular brasileiro À Flor da Pele acentua a visão feminina sobre a sexualidade do ser humano. A poesia de Chico questiona: “O que será que me dá/Que me queima por dentro, será que me dá/Que me perturba o sono, será que me dá/Que todos os tremores me vêm agitar/Que todos os ardores me vêm atiçar/Que todos os suores me vêm encharcar/Que todos os meus nervos estão a rogar/Que todos os meus órgãos estão a clamar/E uma aflição medonha me faz implorar/O que não tem vergonha, nem nunca terá/O que não tem governo, nem nunca terá/O que não tem juízo”.

AVATARCHICOBUARQUEBYLIACOSTACARVALHO

Certamente muitas outras homenagens serão feitas ao compositor que melhor interpreta a alma do brasileiro em todas as facetas de sua vasta obra. Em todos os aspectos o sentido de humanidade está presente nos trabalhos do autor. A CTB ressalta a integiradade do artista multifacetado, que valoriza as raízes culturais brasileiras, ams rompe padrões vigentes para produzir o novo.

Serviço:

Espetáculo: Palavra de Mulher, direção de Fernando Cardoso
Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2233 – Jardins – São Paulo – Fone: 11- 2122-4001)
Temporada: 17 de janeiro a 2 de março
Horário: Sexta 21h30, sábado 21h e domingo 18h
Preço: De R$ 50 a R$ 80

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Vídeo de músicas:

O Meu Amor (Chico Buarque)

Olhos nos Olhos (Chico Buarque)

O que Será – À Flor da Pele (Chico Buarque)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.