O Portal CTB selecionou filmes que refletem sobre a vida das mulheres

Dizem que a arte imita a vida, mas algumas vezes a vida é que imita a arte. Pensando nisso, o Portal CTB selecionou oito produções cinematográficas que refletem sobre os dilemas enfrentados pelas mulheres para ter uma vida sem violência e para viverem e amarem como qualquer ser humano tem direito.

As obras selecionadas, na maioria, versam sobre a mulher no mundo do trabalho, mas, como não poderia deixar de ser falam sobre violência, sexualidade, preconceito, assédio moral e sexual e projetam a mulher do futuro: aquela que luta e trabalha na busca de seu espaço e segue em frente mesmo com dificuldades. Ressaltam também a necessidade de os homens compreenderem essa nova mulher e se prepararem para conviver lado a lado com ela.

Silêncio das Inocentes (Ique Gazzola, 2010)

Este documentário, produzido pela Voglia Produções Artísticas, dirigido pro Ique Gazzola e roteirizado por Rodrigo Azevedo conta a violência praticada contra as mulheres por seus companheiros e de como surgiu a Lei Maria da Penha.

Norma Rae (Martin Ritt, 1979)

Baseado na história real de Crystal Lee Sutton, que liderou uma campanha contra as condições de trabalho oferecidas pela indústria têxtil J.P. Stevens Mill, o longa norte-americano retrata a dificuldade enfrentada pela protagonista ao se engajar no mundo machista do movimento sindical. Encontre o filme completo pelo link http://www.ovguide.com/norma-rae-9202a8c04000641f80000000000aff59.

Garotas do ABC (Carlos Reichenbach, 2003)

Operárias de uma indústria têxtil apresentam todos os dilemas da vida das mulheres trabalhadoras. A protagonista se apaixona por um neonazista, porque gosta de homens musculosos. Uma sofre assédio de um líder sindical e tenta se manter firme para unir as operárias. Outra é apaixonada pelo patrão e adora quando sofre algum acidente e chama a atenção. As trabalhadoras vão lutando para sobreviver e superar seus dilemas.

Histórias Cruzadas (Tate Taylor, 2011)

Baseado no best-seller de mesmo nome, de Kathryn Stockett, o filme mostra situações inusitadas causadas pelo projeto de uma jornalista branca em contar a história de algumas empregadas domésticas negras em cidade do interior dos Estados Unidos. A partir daí uma sucessão de acontecimentos mostram a mentalidade escravocrata predominante em parcela da sociedade norte-americana e a repressão sobre as empregadas negras. Assista ao filme completo pelo link http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-historias-cruzadas-dublado-online.html.

Como se Fosse da Família (Alice Riff e Luciano Onça, 2013)

O documentário mostra a vida de duas empregadas domésticas que foram tratadas “como se fossem da família”. Com a desculpa de ter pessoas em casa com integrantes da família, mas com responsabilidade de executar as tarefas domésticas sem estipulação de horário e do que fazer. As protagonistas festejam a Lei das Domésticas que veio para regulamentar o setor.

O Aborto dos Outros (Carla Gallo, 2008)

Tema polêmico no Brasil, o aborto é apresentado neste documentário em todas as suas nuances e coloca o problema como de saúde pública, além de ser uma escolha da mulher. A mentalidade machista e irresponsável joga todo o peso de uma gravidez indesejada sobre os ombros da mulher. Por isso, a necessidade de descriminalização do aborto no Brasil.

O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006)

Ao voltar com seu filho para a sua cidade natal no Ceará, a protagonista se vê abandonada pelo marido e tem uma ideia inusitada. Ela resolve rifar o seu corpo para levantar o dinheiro necessário para a viagem. Profundamente humano, o drama de Aïnouz estampa claramente o drama vivenciado por muitas brasileiras.

Thelma & Louise (Ridley Scott, 1991)

Duas amigas, uma garçonete e uma dona de casa resolvem pegar a estrada para fugir da monotonia de seus relacionamentos e se metem em encrenca quando vão um local de dança e a garçonete mata o homem que tenta estuprar a amiga por ter dançado com ela e achar que isso lhe da direito ao sexo. Daí em diante a vida das duas se transforma quando tentam fugir para o México para escapar da prisão. O final você pode conferir acessando qualquer site de filmes online.

Por Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB