No Dia da Consciência Negra, o Portal CTB seleciona seis filmes que tratam do racismo

Para comemorar em grande estilo o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta semana, o Portal CTB relaciona para os seus leitores seis obras da cinematografia nacional que têm como temática o racismo.

As obras selecionadas apresentam problemas contemporâneos e mostram a cara do racismo brasileiro em todas as suas facetas perversas.

O feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra somente foi aprovado em 2011 pelo Congresso Nacional e ficou ao cargo de cada município tomar a decisão. Então nesses 4 anos, somente 1.044 municípios brasileiros adotaram essa data como feriado.

Nem a capital mais negra do Brasil, Salvador, ainda não adotou esse feriado. Recentemente a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 296/2015, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), agora o PL vai para a Comissão de Constituição e Justiça e se tiver parecer favorável vai a plenário.

“A resistência da população negra, diante da subalternização que lhe é imposta desde a época da escravidão, precisa de um simbolismo que represente as conquistas historicamente empreendidas por negros e negras”, defende Assunção.

Vamos aos filmes:

A Negação do Brasil – o Negro nas Telenovelas (2001), de Joel Zito de Araújo (trailer)

 

Quanto Vale ou É Por Quilo (2005), de Sérgio Bianchi

 

Quilombo (1984), de Cacá Diegues

 

Cafundó (2005), de Clóvis Bueno e Paulo Betti

 

Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues

 

Amanhã Nunca Mais (2011) de Tadeu Jungle

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.